Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6635
Título: A questão ético-educacional trilhada por Marinalva Freire da Silva à luz do pensamento de Nicolau Maquiavel
Autor(es): Medeiros, Heráclito Hallyson Souza de
Palavras-chave: Educação
Ética
Política
Data do documento: 4-Fev-2015
Resumo: Em nossa sociedade estamos, permanentemente discutindo sobre ética, pois as modificações nos costumes, e busca constante para encontrar o significado da existência da humanidade, depara-se com a falta de parâmetros para definir as ações dos seus membros. Para tanto, observamos como a educação é responsável pela formação dos cidadãos, em um encontro com a teoria e a prática. Recorrer aos pensadores, às teorias e as experiências, possibilitam um confronto de ideias na construção da identidade ético-educacional do professor. A educação é um primeiro contato do ser humano com a sociedade, que será moldado como prática que devem obedecer a critérios que foram alcançados por anos de convivência social, envolvendo, assim, o poder e a ética. Nossa pesquisa tem como objetivo apresentar a questão da existência da ética e de poder à luz do pensamento de Maquiável (1469-1527), dentro de uma perspectiva educacional, a partir da visão da educadora Marinalva Freire da silva. O pensamento de Maquiável será refletido por meio de sua obra mais famosa, O Príncipe. Nesta, o autor, ao partir de sua compreensão sobre domínio, desenvolve uma perspectiva política pelo descarte do idealismo cristã, como, mostra, também, indiretamente, uma preocupação com a educação, o que pode ser percebido dentro de uma experiência educacional da educadora Marinalva Freire da Silva. Demonstrou a teoria políticoeducacional, desta, sua concepção de estado, e sua visão sobre ética. Fugindo do idealismo, Maquiavel acaba por criar um estado ideal e um príncipe ideal, trazendo uma síntese do pensamento ético e educacional. O Príncipe”, construindo um paralelo com o sentido éticoeducacional encontrado no pensamento da educadora Marinalva Freire da Silva.
Descrição: MEDEIROS, Heráclito Hallyson Souza de. A questão ético-educacional trilhada por Marinalva Freire da Silva à luz do pensamento de Nicolau Maquiavel. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6635
ISSN: CDD 370
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heráclito Hallyson Souza de Medeiros.pdfPDF - Heráclito Hallyson Souza de Medeiros547.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.