Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/664
Título: Composição e similaridade da malacofauna associada a recifes costeiros do litoral da Paraíba, NE - Brasil
Autor(es): Mota, Ellori Laíse Silva
Palavras-chave: Mollusca
Molusco marinho
Ambiente recifal
Ambiente marinho
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Os ambiente recifais se destacam entre os ambientes marinhos por suportarem uma grande riqueza de espécies e por abrigar organismos de relevante potencial econômico. Dentre as espécies residentes de recifes, os moluscos se destacam como o mais diverso grupo de organismos, influenciando o crescimento do recife e, desenvolvendo suas atividades ecológicas contribuindo para os processos biológicos internos do ambiente recifal. O presente estudo objetivou apresentar um inventário das espécies de moluscos que ocorrem ao longo de 11 áreas recifais do litoral do Estado da Paraíba, além de desenvolver uma análise comparativa qualitativa da malacofauna entre estas áreas. Foram realizadas duas coletas por localidade amostrada, durante as marés de sizígia, entre os anos de 2009 e 2010. As amostragens foram realizadas “ad libitum”, onde, em cada localidade, os moluscos foram coletados sobre e embaixo das rochas, quando era possível removê-las, sendo o mergulho livre (snorkeling) utilizado sempre que possível e o mergulho autônomo (SCUBA) realizado nos recifes ou ambientes recifais afastados da costa. Os animais coletados foram depositados na coleção do Laboratório de Invertebrados Paulo Young, do Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba. Foi registrado um total de 138 espécies de moluscos, distribuídos entre as classes Gastropoda (91 spp.), Bivalvia (44 spp.), Cephalopoda (2 spp.) e Polyplacophora (1 sp.). No total foram registrados 106 gêneros e 66 famílias, sendo 20 famílias de bivalves, 43 de gastrópodes, 2 de cefalópodes e 1 de poliplacóforos. A classe Gastropoda foi a mais representativa entre todas as localidades, seguida pela classe Bivalvia. Os recifes de Baía da Traição apresentaram a maior percentual de espécies (49,6%), sendo seguidos por Barra de Camaratuba com 34,5% das espécies, e Recifes do Seixas com 26,5%, sendo as localidades mais diversas em termos de espécies registradas. O presente estudo revelou 58 novos registros de espécies de moluscos. As localidades com o maior nível de similaridade foram Baía da Traição e Barra de Camaratuba. Constatou-se também arranjos de dissimilaridade, como é o caso de Píer de Cabedelo e Pomar das Esponjas, que se apresentaram isolados, sugerindo um baixo número de espécies de ocorrência similar às demais localidades. De um modo geral, a malacofauna marinha recifal registrada neste estudo foi composta por espécies tipicamente encontradas em habitats com substrato consolidado ou associada a organismos presentes nestes habitats; o número de espécies registrado mostrou-se superior ao valor quantificado para outras áreas recifais do Nordeste brasileiro; sendo observado que a distância da costa e a composição estrutural dos recifes podem estar influenciando a composição da malacofauna e a similaridade entre as áreas estudadas.
Descrição: MOTA, E. L. S. Composição e similaridade da malacofauna associada a recifes costeiros do litoral da Paraíba, NE - Brasil. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/664
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ellori Laíse Silva Mota.pdfEllori Laíse Silva Mota1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.