Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6640
Título: Lei nº 11.769/08: a obrigatoriedade do ensino da linguagem musical dentro do componente de artes em escolas de Campina Grande e Puxinanã
Autor(es): Taira, Roberto Akira
Palavras-chave: Ensino de linguagem musical
Educação básica
Lei. 11.769/08
Data do documento: 4-Fev-2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivos os seguintes: (1) analisar os problemas relativos à aplicação da Lei que torna obrigatório o ensino da Música em escolas na forma de conteúdo do componente de Artes, além de apresentar as nossas linhas da experiência de mais de 10 (dez) anos como professor do referido componente, tanto em escolas particulares quanto públicas, situadas nas cidades de Campina Grande e Puxinanã, no estado da Paraíba. Nossa metodologia consistiu da observação direta do cotidiano de casos de aplicação da Lei citada e da realização de entrevistas com atores envolvidos no panorama regional do ensino-aprendizagem da Música na educação regular; (2) diante das dificuldades que são identificadas e apresentadas no ensino da Música no Ensino Fundamental e Médio, da escola brasileira, propõe-se uma ferramenta alternativa de apoio didático pedagógico - a Internet como meio e/ou complemento de Ensino à Distância, concluindo este trabalho com a criação de 6 (seis) vídeos-aula de Música divididas em enfoques da Técnica Vocal e do Canto Coral, das quais 2 (duas) contam com o auxílio dos próprios entrevistados e voluntários desta pesquisa. As mesmas foram disponibilizadas gratuitamente no espaço cibernético através do site You Tube (em links indicados nas referências deste trabalho).
Descrição: TAIRA, Roberto Akira. Lei nº11.769/08: a obrigatoriedade do ensino da linguagem musical dentro do componente de artes em escolas de Campina Grande e Puxinanã. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6640
ISSN: CDD 372.87
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberto Akira Taira.pdfPDF - Roberto Akira Taira2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.