Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6642
Título: Os desafios de educar nos dias atuais: os reflexos que as crianças trazem da família para a escola
Autor(es): Soares, Maria Francisca da Silva
Palavras-chave: Aprendizagem educacional
Avaliação da aprendizagem
Perspectivas educacionais
Data do documento: 4-Fev-2015
Resumo: Buscando entender a parceria Família e Escola foi o motivo de realizar uma pesquisa bibliográfica. A educação escolar sofreu transformações e a família também passou por mudanças em sua constituição. Por fatores socioeconômicos, o homem, perdeu status de provedor da família e os filhos a exclusividade de atenção da mãe. A Constituição Brasileira garante direitos e deveres para a educação escolar entre esses a Gestão Democrática da Escola. Para família ela garante proteção especial. As crianças e o adolescente ganharam à condição de sujeitos de direito pelo Estatuto da criança e do Adolescente. Abordando as divisões sociais existentes nas salas de aula foi necessário entender a ação de homem capaz de modificar a herança cultural e a necessidade de uso da linguagem simbólica necessária, tornando-o capaz de representar o mundo e direcionar suas ações. O trabalho abre espaço para reflexões sobre instrumentos significativos na vida da escola “Currículo, Proposta Pedagógica ou Projeto Político Pedagógico”. Buscou-se compreender um pouco o lado do educando. Por fim o que a escola, pais, alunos podem fazer com vista aos objetivos em comum, a educação.
Descrição: SOARES, Maria Francisca da Silva. Os desafios de educar nos dias atuais: os reflexos que as crianças trazem da família para a escola. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6642
ISSN: CDD 371.3
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Francisca da Silva Soares.pdfPDF - Maria Francisca da Silva Soares559.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.