Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6643
Título: Discutindo uma proposta construtivista baseada na leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Nunes, Maria da Conceição
Palavras-chave: Leitura
Formação
Ensino fundamental
Data do documento: 4-Fev-2015
Resumo: A presente monografia aborda a problemática: discutindo uma proposta construtivista baseada na leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental Considera-se que o educador tem o papel fundamental de apresentar uma conduta de mediador de leitura e escrita no processo de formação da criança leitora e escritora. Nesse sentido, o desenvolvimento desta pesquisa visa compreender o da escola e os meios de desenvolver o hábito da leitura nos alunos, e o aperfeiçoamento da caligrafia e escrita dos mesmos, CALI : do grego κάλλος kalli "beleza" / GRAFIA: escrita. O presente trabalho monográfico tem como objetivo trabalhar com a leitura e escrita de uma forma construtiva nas séries iniciais do ensino fundamental A pesquisa caracteriza-se através da abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo, ou seja, foi desenvolvida por meio de levantamento, seleção, leitura, documentação e análise de bibliografia específica sobre o tema, além de uma pesquisa de campo, que possibilitou a análise dos dados coletados para se abordar a questão a leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida através de um questionário, no qual os autores entrevistados foram os alunos da E.E.E.F.M Bernardino Bento. Tendo como objetivo fazer uma análise do panorama atual da escola em relação à leitura e escrita das crianças. A pesquisa em questão ampliou o meu conhecimento em relação às práticas de leitura e escrita nas séries iniciais de ensino fundamental. Procurou-se esclarecer nossas indagações, adquirir novos conhecimentos.
Descrição: NUNES, Maria da Conceição. Discutindo uma proposta construtivista baseada na leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6643
ISSN: CDD 372.6
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Conceição Nunes.pdfPDF - Maria da Conceição Nunes960.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.