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dc.contributor.authorSantos, Guilherme Leocárdio Lucena dos-
dc.date.accessioned2015-02-04T12:58:06Z-
dc.date.available2015-02-04T12:58:06Z-
dc.date.issued2015-02-04-
dc.identifier.issnCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6644-
dc.descriptionSANTOS, Guilherme Leocárdio Lucena dos. Jogos lúdicos utilizando recursos computacionais básicos para o ensino de química. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAs novas tecnologias educacionais têm se mostrado promissora nos dias atuais. O uso de jogos computacionais aplicados na educação podem tornar-se uma excelente ferramenta na medida em que estes recursos possuírem características lúdicas. Uma vasta quantidade de jogos computacionais educativos estádisposta à venda ou mesmo gratuito na internet.No entanto, muitos desses recursos não condizem com realidade educacional de muitas escolas, o que dificulta a sua utilização no ambiente escolar. Uma alternativa para solucionar este problema é que o professor tenha a possibilidade de criar seu próprio jogo educacional baseado em sua prática educacional e na realidade escolar na qual está inserido. No ensino de Química, o estudo da Tabela Periódica é considerado difícil e até irritante devido um grande número de elementos, características e propriedades contidas na Tabela, o que promove um desinteresse por parte dos alunos e uma dificuldade por parte dos professores. Com intuito de tornar as aulas sobre Tabela Periódica divertidas e atrativas, delineou-se um projeto, com o objetivo de construir um jogo computacional denominado de PeriodiQUIZ utilizando recursos básicos do PowerPoint.Sua finalidade foi tornar este jogo um recurso pedagógico para auxiliar os professores. Com efeito, a pesquisa teve caráter qualitativo exploratório do tipo pesquisa colaborativa. O estudo foi realizado com 25 alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual da Paraíba situada na cidade de Campina Grande/PB, e com 5 docentes de química. Considerando as respostas dos questionários verificou-se que o referido jogo computacional apresentou uma considerável aceitação e aprovação por parte dos entrevistados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Lúcia Serafimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectJogos computacionaispt_BR
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.titleJogos lúdicos utilizando recursos computacionais básicos para o ensino de químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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