Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6645
Título: A aprendizagem da sociologia na percepção dos discentes da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, Campina Grande - PB
Autor(es): Silva, Maria Alves Pequeno da
Palavras-chave: Ensino da Sociologia
Educação
Aprendizagem
Data do documento: 4-Fev-2015
Resumo: Este trabalho acadêmico leva a uma reflexão sobre a aprendizagem da Sociologia, segundo a percepção das alunas da educação básica 3, da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, Campina Grande-PB. O estudo da sociologia tem como objetivo elevar o aluno a refletir e entender a sociedade, suscitar o senso crítico e discernir as questões sociais que podem contribuir para uma vida consciente e equilibrada. É com esse propósito que foi inserida no ensino médio a sociologia como disciplina curricular. Para uma melhor apreensão do conhecimento e elaboração da fundamentação teórica realizou-se uma pesquisa bibliográfica, investigando textos de autores que abordam o tema. A pesquisa de campo teve como população de estudo alunas concluintes do Curso Pedagógico e a obtenção dos dados por meio de um questionário. O depoimento de gestores e professores também contribuiu para o entendimento sobre o que representa a disciplina sociologia na formação de futuros profissionais da educação. Na sociedade em constante transformação, faz-se necessário que o professor de Sociologia esteja preparado para refletir com sabedoria sobre tais mudanças e suas implicações na vida social. A importância da sociologia para o aluno concluinte vincula-se ao tratamento dado pela sociologia às questões sociais, e o interesse em sala de aula volta-se para temas atuais da sociedade em mudança. Enquanto, a diversificação de estratégias e recursos auxiliares de ensino são estímulos à participação do aluno, tendo em vista a capacidade de ação.
Descrição: SILVA, Maria Alves Pequeno da. A aprendizagem da Sociologia na percepção dos discentes da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, Campina Grande - PB. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6645
ISSN: CDD 301
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Alves Pequeno da Silva.pdfPDF - Maria Alves Pequeno da Silva589.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.