Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6646
Título: Matemática, linguagem e comunicação
Autor(es): Oliveira, Ana Paula Ferreira de
Palavras-chave: Linguagem matemática
Comunicação matemática
Processos de ensino e aprendizagem
Data do documento: 4-Fev-2015
Resumo: Este trabalho tem como foco a questão da linguagem e da comunicação em sala de aula, passando pela mediação do professor. Discussões como as propostas pelo PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), também levaram ao questionamento sobre a aproximação da Matemática à área de Linguagem, valorizando ainda mais a necessidade de se estimular a comunicação e a geração de significados em sala de aula. Esta pesquisa trata de uma discussão sobre a linguagem como um processo de comunicação e interação para o ensino e aprendizagem da matemática. Esse ensino se dá por meio de enunciados orais, escritos ou concretos utilizando os gêneros do discurso, os quais servem como meio de articulação entre as práticas sociais e os objetos escolares, transformados pelo ensino para atender aos objetivos de um conteúdo abordado. O presente texto tem por objetivo promover uma reflexão sobre envolvimento da comunicação e da linguagem na constituição do conhecimento matemático almejando despertar nos educadores um maior interesse pelo assunto. Desenvolvemos este trabalho através de uma pesquisa bibliográfica, utilizando análises de livros, artigos e leituras diversas, na visão de teóricos como Almeida, Santos, Fanizzi, Lins, entre outros. Conclui-se que a comunicação e linguagem são essenciais para o ser humano; que a linguagem matemática é peça primordial para a compreensão dessa importante área do conhecimento, bem como educadores cientes desse papel devem estar aptos, através da busca incessante de conhecimento, a facilitar a aprendizagem dos alunos, contribuindo eficazmente para a melhoria da compreensão, por parte dos educandos, dos conceitos expressos em linguagem matemática.
Descrição: OLIVEIRA, Ana Paula Ferreira de. Matemática, linguagem e comunicação. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6646
ISSN: CDD 372.7
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Ferreira de Oliveira.pdfPDF - Ana Paula Ferreira de Oliveira751.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.