Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6652
Título: A História não é "decoreba": os desafios do ensino de História no ensino médio na Escola Estadual Adriano Feitosa - Tavares-PB
Autor(es): Severo Sobrinho, Antônio
Palavras-chave: História
Ensino-aprendizagem
Meios tecnológicos
Data do documento: 5-Fev-2015
Resumo: A elaboração deste trabalho de pesquisa procurou refletir a respeito da importância do ensino de História, no qual foi discutido o pensamento histórico, por parte dos professores e alunos, e o uso de meios tecnológicos na condução metodológica em sala de aula. Para realização da referida pesquisa utilizamos a pesquisa de campo que trouxe como foco principal as condições do ensino-aprendizagem na disciplina de História. As entrevistas foram feitas com professores e alunos, da disciplina de História, no Ensino Médio, da Escola Estadual Adriano Feitosa, Tavares – PB. Foram abordamos os seguintes pontos: discussões acerca do conhecimento histórico, um estudo sobre o uso de meios tecnológicos utilizados no dia-a-dia escolar e as principais dificuldades encaradas pelos professores de História. O embasamento teórico privilegiou as considerações feitas por: Jacques Le Goff (1996), Evans (2000), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Schmidt (2004), entre outros. Os dados obtidos mostraram como as mudanças no ensino da História devem ser empregadas para ter o máximo de conhecimento histórico, sobretudo quando este ensino emprega no seu percurso metodológico a reflexão teórica e pratica do professor, o dialogo, uso e reflexão sobre as novas tecnologias. É necessário analisar o uso das TICs na didática escolar para que ele venha a ser a peça importante no Ensino da História, pois diante dessa nova onda globalizada torna-se impossível refletir o ensino da História sem as tecnologias de informação e comunicação.
Descrição: SEVERO SOBRINHO, Antônio. A História não é "decoreba": os desafios do ensino de História no ensino médio na Escola Estadual Adriano Feitosa - Tavares-PB. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6652
ISSN: CDD 372.89
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Severo Sobrinho.pdfPDF - Antônio Severo Sobrinho2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.