Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6654
Título: Manifestações culturais no contexto escolar estudo de caso: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Augusto Campos de Nazarezinho-PB
Autor(es): Silva, Geralda Galdino da
Palavras-chave: Cultura
Diversidade cultural
Manifestação cultural
Data do documento: 5-Fev-2015
Resumo: A presente monografia se configurou numa pesquisa teórica e empírica sobre as manifestações culturais no contexto escolar. Este trabalho objetiva de modo geral analisar como a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Augusto Campos trabalha as manifestações culturais intencionais e espontâneas desenvolvidas em seu cotidiano escolar como aspectos pedagógicos. A partir deste objetivo surgiram os seguintes objetivos específicos: discutir conceitos de cultura, diversidade cultural e manifestação cultural relacionando-os aos eventos realizados na escola campo da pesquisa; identificar os tipos de eventos e atividades culturais desenvolvidas intencionalmente pela referida escola. Quanto à metodologia adotada, trata-se de um estudo com abordagem de pesquisa qualitativa e quantitativa tendo por base os objetivos propostos. Foram sujeitos da pesquisa 10 professores e 51alunos da instituição escolar campo da pesquisa. O questionário aplicado aos professores e alunos foram os instrumentos usados para a coleta de dados. Apresentamos, de forma breve, conceitos sobre cultura, diversidade cultural e manifestações culturais. Para a realização da pesquisa bibliográfica, tomamos como referências a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO 2002), os PCN (2001) e os pressupostos teóricos de Silva (2012), Brandão (2012), Nunes (2013), dentre outros. Procuramos tecer considerações sobre as manifestações culturais e a função social da escola, os tipos de eventos e atividades culturais desenvolvidas intencionalmente na escola campo de pesquisa. Apresentamos ainda uma análise de documentos oficiais sobre cultura e manifestações culturais. Por fim apresentamos uma análise dos dados colhidos pelos questionários. De acordo com os resultados, constatamos que os professores são todos graduados, com pós graduação, ora concluída ora em fase de conclusão. Outros resultados referiram-se a existência de manifestações culturais na escola e de suas contribuições para o respeito entre as culturas.
Descrição: SILVA, Geralda Galdino da. Manifestações culturais no contexto escolar estudo de caso: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Augusto Campos de Nazarezinho-PB. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6654
ISSN: CDD 306
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geralda Galdino da Silva.pdfPDF - Geralda Galdino da Silva680.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.