Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6656
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Francilene Francisca de | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-05T16:35:28Z | - |
dc.date.available | 2015-02-05T16:35:28Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-05 | - |
dc.identifier.issn | CDD 540 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6656 | - |
dc.description | ANDRADE, Francilene Francisca de. O conhecimento de química como prática extensionista na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Gregório Lacerda - PB. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se insere na constatação básica: a prática pedagógica utilizada pelo professor de química da escola pública não está devidamente condizente a realidade da sociedade atual, que exige dos seus cidadãos conhecimentos socialmente relevantes e aplicáveis. Essa afirmação é possível, pois tal forma de ensino, geralmente, não possibilita ao educando a transformação dos conteúdos teóricos estudados em práticas que se apliquem em seu cotidiano. Como alternativa foi idealizada e efetuada em 2013, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Gregório de Lacerda de São José da Lagoa Tapada – PB, uma prática de ensino diferenciada a partir de projeto intitulado: “Reutilização de óleo e gordura na fabricação de sabão – Uma proposta ecológica no ensino de química”. A ideia foi aplicar em pratica e auxilio a comunidade o que os alunos aprenderam na disciplina. Esta monografia tem como finalidade averiguar, como tal projeto foi percebido pelos alunos engajados e pela comunidade. Partindo do pressuposto de que tais praticas podem ser melhor aplicadas a partir de analises de seus resultados, acredita-se que essa apreensão se faz relevante para uma melhor eficácia desse tipo de iniciativa. Com base nos dados coletados e da análise realizada a partir da aplicação de questionário, foi feita uma reflexão sobre a concepção dos alunos e comunidade sobre a degradação ambiental em decorrência do descarte inadequado de óleo e gordura e a reutilização dessas substâncias na produção de sabão caseiro, possibilitando dessa forma, o acesso aos conhecimentos tão requeridos para exercício pleno da cidadania moderna. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ada Kesea Guedes Bezerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | O conhecimento de química como prática extensionista na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Gregório de Lacerda - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francilene Francisca de Andrade.pdf | PDF - Francilene Francisca de Andrade | 4.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.