Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Lourdes Andrade da-
dc.date.accessioned2015-02-05T16:40:57Z-
dc.date.available2015-02-05T16:40:57Z-
dc.date.issued2015-02-05-
dc.identifier.issnCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6657-
dc.descriptionSILVA, Maria Lourdes Andrade da. Leitura e escrita e o lugar do texto literário em sala de aula. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se configura em uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo refletir sobre a leitura e a escrita na escola com foco no letramento literário partindo de um estudo sobre os conceitos e orientações acerca desses processos, sobretudo na perspectiva de abordagens dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que orientam um ensino de língua portuguesa voltado à diversidade textual que circula na esfera social. A referida pesquisa suscita, também, algumas reflexões sobre os conceitos empreendidos pelos PCN acerca de gênero e tipo textual, especificamente no que tange ao gênero literário, buscando discutir o lugar da literatura nas aulas de língua portuguesa, ao mesmo tempo em que aponta algumas possibilidades didáticas para o trabalho com o texto literário na escola. Metodologicamente recorre-se às reflexões teóricas de autores como: Orlandi et al (2005), Martins (2012), Bakhtin (1992), Dolz, Joaquim; Schneuwly (2004), Kato (1987), Kleiman (2007), Koch, I. V; Elias (2012), entre outros. O resultado deste trabalho aponta para a necessidade de se redimensionar o trabalho de leitura e escrita em sala de aula, em especial no tocante ao tratamento dado ao texto literário. Percebe-se, portanto, que as práticas de leitura literária precisam ser redimensionadas no sentido de provocar a formação do cidadão crítico e participativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Fernandes de Andrade Praxedespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.titleLeitura e escrita e o lugar do texto literário em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Lourdes Andrade da Silva.pdfPDF - Maria Lourdes Andrade da Silva583.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.