Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6657
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Lourdes Andrade da | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-05T16:40:57Z | - |
dc.date.available | 2015-02-05T16:40:57Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-05 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6657 | - |
dc.description | SILVA, Maria Lourdes Andrade da. Leitura e escrita e o lugar do texto literário em sala de aula. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se configura em uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo refletir sobre a leitura e a escrita na escola com foco no letramento literário partindo de um estudo sobre os conceitos e orientações acerca desses processos, sobretudo na perspectiva de abordagens dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que orientam um ensino de língua portuguesa voltado à diversidade textual que circula na esfera social. A referida pesquisa suscita, também, algumas reflexões sobre os conceitos empreendidos pelos PCN acerca de gênero e tipo textual, especificamente no que tange ao gênero literário, buscando discutir o lugar da literatura nas aulas de língua portuguesa, ao mesmo tempo em que aponta algumas possibilidades didáticas para o trabalho com o texto literário na escola. Metodologicamente recorre-se às reflexões teóricas de autores como: Orlandi et al (2005), Martins (2012), Bakhtin (1992), Dolz, Joaquim; Schneuwly (2004), Kato (1987), Kleiman (2007), Koch, I. V; Elias (2012), entre outros. O resultado deste trabalho aponta para a necessidade de se redimensionar o trabalho de leitura e escrita em sala de aula, em especial no tocante ao tratamento dado ao texto literário. Percebe-se, portanto, que as práticas de leitura literária precisam ser redimensionadas no sentido de provocar a formação do cidadão crítico e participativo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Fernandes de Andrade Praxedes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita e o lugar do texto literário em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Lourdes Andrade da Silva.pdf | PDF - Maria Lourdes Andrade da Silva | 583.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.