Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6659
Título: Avaliação no contexto das novas práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos na cidade de Aparecida-PB
Autor(es): Sousa, Sara Carolina Miguel de
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Leitura
Gêneros textuais
Data do documento: 5-Fev-2015
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade especifica da Educação Básica que se propõe atender um público ao qual foi negado o direito à educação durante a infância e, ou adolescência seja pela oferta irregular de vagas, seja pelas inadequações do sistema de ensino ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis. São sujeitos sociais e culturais, marginalizadas nas esferas socioeconômicas e educacionais, privados do acesso à cultura letrada e aos bens culturais e sociais, comprometendo sua participação mais ativa no mundo do trabalho, da política e da cultura. Entretanto, este público apresenta uma semelhança: pouco tempo para se dedicar aos estudos fora da sala de aula por motivos sociais e econômicos. Sendo assim, parte significativa desses alunos não possui o hábito de leitura. Trabalhar os diversos gêneros textuais, particularmente os poemas, ganhou espaço na sala de aula como prática didático-pedagógica que tenta suprir algumas necessidades e deficiências na leitura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, em busca de melhorar a qualidade do ensino de leitura e proporcionar maior interação com o universo letrado. O objetivo desse trabalho foi incentivar às práticas de leitura e escrita na EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental II e Médio na cidade de Aparecida através do conhecimento e valorização do gênero textual poesia que propiciem, aos alunos, conhecimentos sobre os usos e funções sociais dessa prática. Podemos concluir que o desenvolvimento e interesse por hábitos permanentes de leitura é um processo constante que pode começar na família, na rua, na comunidade e que pode se aperfeiçoar na escola continuando por toda a vida, em diversos espaços sociais. Para que isso aconteça é necessário que o ambiente da sala de aula faça do momento de leitura uma constante e que essa constância tenha relação direta com o que os alunos já sabem, já dominam, já vivenciam, causando neles uma maior confiança e mais credibilidade nas suas potencialidades de aprendizagem e que, essa situação já dominante e que serve como ponto de partida, seja capaz de aumentar e intensificar sua aprendizagem, preparando-o cada vez mais atuar no meio social ao qual esteja vinculado e no qual deseja alcançar.
Descrição: SOUSA, Sara Carolina Miguel de. Avaliação no contexto das novas práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos na cidade de Aparecida-PB. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6659
ISSN: CDD 374
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sara Carolina Miguel de Sousa.pdfPDF - Sara Carolina Miguel de Sousa1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.