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Título: Avaliação de estratégias em educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos domiciliares em um bairro de Campina Grande-PB
Autor(es): Sousa, Raylda Karla Soares de
Palavras-chave: Meio ambiente
Educação ambiental
Resíduos sólidos
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Uma das grandes preocupações originadas pela crise ambiental é a geração desenfreada de resíduos sólidos, causada pelo avanço populacional, industrial e o crescimento do consumo. A implantação do sistema integrado de resíduos sólidos constitui importante estratégia para amenizar o cenário de degradação ambiental, no entanto, na ausência de Educação Ambiental o alcance deste objetivo não é possível. O presente estudo buscou avaliar estratégias tendentes à sensibilização dos diferentes atores sociais, promovendo Educação Ambiental para sustentabilidade do sistema de gestão integrada de resíduos sólidos domiciliares no bairro de Santa Rosa em Campina Grande – PB. Tendo por base os princípios da pesquisa participante, o trabalho foi realizado entre os meses de Agosto de 2010 a Junho de 2011. Através do diagnostico socioambiental foi possível identificar a percepção ambiental dos diferentes segmentos sociais atuantes no bairro de Santa Rosa. 30% dos entrevistados consideram resíduos sólidos materiais sem utilidade, reforçando a necessidade de desenvolver estratégias em educação ambiental como instrumento de mudança na percepção, para mitigar ações impactantes ao meio ambiente. Por meio das estratégias em educação ambiental delineadas junto as famílias participantes e a partir das diferentes percepções ambientais dos segmentos sociais que atuam no bairro de Santa Rosa, foi possível implantar a gestão integrada de resíduos sólidos, que constitui um conjunto de ações que visa mitigar os efeitos da produção, acondicionamento e destinação final inadequada dos resíduos sólidos. Essas ações envolvem a coleta seletiva na fonte geradora 43 residências, o repasse dos resíduos sólidos para os catadores de materiais recicláveis, evitando que estes sejam encaminhados ao lixão e a implantação de tecnologia de baixo custo para tratar os resíduos orgânicos, através da compostagem. A inserção e atuação contínua dos catadores de materiais recicláveis da ARENSA no ciclo da coleta seletiva implantada no bairro foi fruto de estratégias em educação ambiental desenvolvidas junto às famílias do bairro de Santa Rosa, Campina GrandePB. A participação efetiva da população disponibilizando 294,5 kg resíduos separados e repassados aos catadores de materiais recicláveis e cerca de 1,326 kg de resíduos sólidos orgânicos para o SITRADERO mostra que é possível promover mudanças de comportamento quanto à proteção ao meio ambiente, desde que sejam aplicadas estratégias em educação ambiental que contemplem a realidade local, a criticidade, ludicidade e o principio da corresponsabilidade. A implantação do Sistema de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Domiciliares no bairro de Santa Rosa converteu o resíduo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro, reciclando foi possível economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora contribuindo para a mitigação de impactos negativos que constituem o cenário ambiental de Campina Grande-PB, especialmente no que se refere ao grande volume de resíduos sólidos encaminhados diariamente ao lixão.
Descrição: SOUSA, R. K. S. de. Avaliação de estratégias em educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos domiciliares em um bairro de Campina Grande-PB. 2011. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/666
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