Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6660
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Francisca de Fátima Francilino | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-05T16:55:24Z | - |
dc.date.available | 2015-02-05T16:55:24Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-05 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6660 | - |
dc.description | FERNANDES, Francisca de Fátima Francilino. O Trabalho com a leitura na Escola Francisco Augusto Campos: traçando possibilidades. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe uma reflexão acerca do ensino e da aprendizagem da leitura e a escrita na escola com foco no uso dos diversos gêneros textuais e numa perspectiva de letramento a partir de uma análise dos conceitos sobre o tema. Nesse sentido, foi realizado um estudo a partir de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de fundamentar as discussões aqui propostas e vislumbrar algumas possibilidades de abordagens desse trabalho com a leitura e a escrita em sala de aula. Para tanto, tomamos como objeto de investigação o espaço da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Augusto Campos, na Cidade de Nazarezinho – PB. Abordamos algumas reflexões sobre a prática docente nas aulas de leitura e de produção textual, com foco na realidade local dessa escola. Nesse sentido foram realizadas leituras variadas de autores como: SOARES (1994), LAJOLO (2001), MARTINS (2012), KOCH, I. V; ELIAS (2012), SOLÉ (1998), SILVA (2002), PCN (2001), OLIVEIRA (2010), FREIRE (1995), TRAVAGLIA (2002), KLEIMAN (1998) entre outros. Constata assim, a necessidade de se redimensionar o trabalho de leitura e escrita em sala de aula apontando para o desenvolvimento de projetos pedagógicos e para a proposta de letramento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Fátima Ferreira Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | O Trabalho com a leitura na Escola Francisco Augusto Campos: traçando possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francisca de Fátima Francilino Fernandes.pdf | PDF - Francisca de Fátima Francilino Fernandes | 480.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.