Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Valdecir Manoel da-
dc.date.accessioned2015-02-05T17:32:02Z-
dc.date.available2015-02-05T17:32:02Z-
dc.date.issued2015-02-05-
dc.identifier.issnCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6662-
dc.descriptionSILVA, Valdecir Manoel da. O Encanto da música no ensino de Química. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itabaiana, 2014.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos como proposta de ação pedagógica a aplicação de músicas como recurso didático inovador que se apresenta com a finalidade de desenvolver nos alunos maior desempenho na apropriação dos conceitos teóricos e práticos da Química, minimizando as dificuldades relacionais dessa disciplina e a desmotivação frequente que permeia as aulas. O estudo foi motivado pela práxis em salas de aula, pelo desejo de experienciar uma satisfação profissional e contribuir para que os alunos sintam-se motivados a aprender os conteúdos curriculares de Química de maneira diferente da convencional. O pesquisador estava em campo aplicando várias músicas e coletando dados através de observações, questionários pré e pós-teste, e registros frequentes. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, pois “A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como fonte direta de dados e o pesquisador com instrumento fundamental”. A investigação aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Francisco de Albuquerque Montenegro na cidade de NATUBA - PB e teve como sujeitos, alunos de duas turmas de primeiro ano do ensino médio. Foi aplicado inicialmente um questionário para sondagem sobre o aprendizado de Química, em seguida, houve a aplicação das músicas durante várias aulas e depois um novo questionário que juntamente com as observações e anotações serviram como instrumentos de coletas de dados. A análise de sondagem revelou que: a maioria dos alunos gosta de Química, mas tem dificuldade na aprendizagem dos conteúdos e não acreditam ser possível aprender a referida disciplina utilizando músicas. E podem-se enumerar como principais resultados após a inserção das músicas: uma maior interação aluno-professor, facilitação na compreensão dos conteúdos, maior interesse pela disciplina gerado pelo dinamismo e diversificação das aulas, a percepção de que o recurso pode ser um método simples e de fácil aplicação para qualquer disciplina.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Soraia Carvalho de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.titleO Encanto da música no ensino de Químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdecir Manoel da Silva.pdfPDF - Valdecir Manoel da Silva1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.