Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6663
Título: Padre Ibiapina e as casas de caridade: contribuições educacionais no nordeste brasileiro do século XIX
Autor(es): Almeida, Ednaldo Fernandes de
Palavras-chave: Religião
Casa de caridade
Assistência social
Data do documento: 5-Fev-2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender o trabalho educacional desenvolvido nas Casas de Caridade fundadas pelo Padre Ibiapina, missionário que criou uma extensa obra de assistência social no Nordeste brasileiro no século XIX e que é tido como santo pelo povo nordestino. Fundadas na década de 1860, essas instituições serviam para acolher e educar moças órfãs que viviam em condições precárias. As relações humanas presentes no funcionamento interno das Casas, bem como a religiosidade e o sociointeracionismo cultural foram estudados a partir de registros biográficos sobre o missionário e documentações históricas que englobam o Estatuto e as Cartas, redigidos por Ibiapina e direcionados as Superioras das Casas de Caridade. Dando uma evidência maior para a Casa de Santa Fé, a qual também é destacada na obra de Celso Mariz (1997), ao passo que mostra o papel das Irmãs de Caridade quanto ao funcionamento de tais estabelecimentos. Ao descrever um breve perfil do contexto religioso e educacional desenvolvido no período, procura-se descrever o cenário a cerca do direcionamento de ensino feminino desenvolvido nas Casas de Caridade e apresentar de que maneira estas instituições filantrópicas contribuíram na dinâmica de transformação da carente realidade das pessoas em tal época. As considerações deste estudo fazem referência a como as Casas de Caridade colaboraram para o avanço educacional e para a melhoria de vida das populações locais atingidas pela seca, sob orientação e empenho do educador Padre Ibiapina.
Descrição: ALMEIDA, Ednaldo Fernandes de. Padre Ibiapina e as casas de caridade: contribuições educacionais no nordeste brasileiro do século XIX. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6663
ISSN: CDD 200
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ednaldo Fernandes de Almeida.pdfPDF - Ednaldo Fernandes de Almeida649.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.