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dc.contributor.authorLopes, Maria do Socorro Cordeiro-
dc.date.accessioned2015-02-05T17:41:54Z-
dc.date.available2015-02-05T17:41:54Z-
dc.date.issued2015-02-05-
dc.identifier.issnCDD 372.13-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6664-
dc.descriptionLOPES, Maria do Socorro Cordeiro. O uso de tecnologias como recursos didático em salas de atendimento educacional especializado - AEE. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA tecnologia assistiva (TA) compreende todos os recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com algum tipo de deficiência. Essas tecnologias podem minimizar as barreiras ocasionadas por anomalias e serem usadas como recurso metodológico em sala de aula na perspectiva da escola inclusiva. No entanto, o acesso a TA em escola pública no Brasil ainda necessita melhorar muito. O presente trabalho é resultado de um estudo que teve o objetivo de analisar o uso das tecnologias como ferramenta nos desafios da educação especial e educação inclusiva. Procurou entender como o conceito de Tecnologia Assistiva (TA) vem sendo percebido e aplicado, ao longo do tempo. Conheceu os avanços tecnológicos usados em sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que aumentam as possibilidades de inclusão de alunos com necessidades especiais. Avaliou como está sendo o acesso à educação para pessoas portadoras de necessidades especiais no município de Princesa Isabel. A metodologia para elaboração deste trabalho baseiou-se em: um estudo bibliográfico e um estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista não diretiva com professoras e alunos da sala de AEE da escola municipal Carlos Alberto Duarte Sobreira, e da escola estadual Gama e Melo ambas localizadas no perímetro urbano do município de Princesa Isabel. Os resultados mostram que os avanços tecnológicos são inúmeros e importantíssimos para a inclusão de deficientes, na escola, contribuem com o desenvolvimento dos alunos que necessitam minimizar suas barreiras frente às deficiências que são acometidos. No entanto, na realidade do AEE no município de Princesa Isabel o acesso a TA é apenas aos materiais didáticos adaptados. Os recursos tecnológicos equipados com softwares educacionais nas duas escolas pesquisadas não estão funcionando por falta de manutenção.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Jurani Oliveira Clementinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscola inclusivapt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.titleO uso de tecnologias como recursos didático em salas de atendimento educacional especializado - AEEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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