Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/667
Título: Atuação do biólogo da coordenadoria do meio ambiente de Campina Grande no gerenciamento de resíduos sólidos em segmento do Riacho das Piabas – Campina Grande
Autor(es): Medeiros, Alexandre José Gomes
Palavras-chave: Educação ambiental
Resíduos sólidos
Poluição ambiental
Lixo
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: O mundo apresenta um cenário preocupante marcado pela criação das cidades e as crescentes ampliações das áreas urbanas têm contribuído para o aumento de impactos ambientais negativos. É inevitável a geração de lixo nas cidades especialmente devido à cultura do consumo. O Biólogo é o profissional consciente da necessidade de atuar com responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, de políticas de saúde, do meio ambiente, e em seu sentido mais amplo biotecnologico, bioprospectivo, biosseguro, enquanto gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, como na formulação de políticas a qualidade de vida digna. O objetivo foi analisar a atuação do Biólogo da Coordenadoria do Meio Ambiente quanto à orientação à coletividade sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos domiciliares em segmento do Riacho das Piabas (PB). A pesquisa foi do tipo transversal, documental, descritiva e analítica e realizou-se no período de dezembro de 2010 na microbacia hidrográfica Riacho das Piabas no trecho correspondente à Rua Severino Verônico, Bairro: Rosa Mística, Campina Grande (PB) e na Coordenadoria do Meio Ambiente (gerência de educação ambiental) entrevistando os biólogos serventuários. As entrevistas tiveram a duração média de 30 minutos, variando de 20 a 90 minutos. Os entrevistados tiveram por direito de efetuar o consentimento verbal à realização da mesma como preconiza o rigor metodológico. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, utilizando-se de triangulação, que consistiu em quantificar e descrever os dados obtidos. O trabalho proporcionou verificar pelos resultados obtidos à urgência da necessidade do processo de educação formal e informal, principalmente no que diz respeito ao cuidado e coleta do lixo. O biólogo precisa ter consciência mais sistêmica de suas obrigações lidando com as atribuições pré-determinadas de acordo com a legislação, e colocá-las em práticas e a comunidade por sua vez como ator atuante, contribuir para a coleta dos resíduos sólidos. A atuação do profissional biólogo é imprescindível no gerenciamento ambiental, mas necessita que este adquira uma postura de gestor (política), juntamente com a técnica e o conhecimento científico que possuem, usando a autonomia de autoridade ambiental, assim atingirá o objetivo necessário para um ambiente consciente e equilibrado. Concluiu-se que a atuação do biólogo da Coordenadoria do Meio Ambiente de Campina Grande no sentido do gerenciamento dos resíduos sólidos no Riacho das Piabas é incompatível com os processos de sustentabilidade ambiental e requer novas abordagens rumo à melhoria da qualidade de vida.
Descrição: MEDEIROS, A. J. G. Atuação do biólogo da coordenadoria do meio ambiente de Campina Grande no gerenciamento de resíduos sólidos em segmento do Riacho das Piabas – Campina Grande. 2011. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/667
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre José Gomes Medeiros.pdfAlexandre José Gomes Medeiros2.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.