Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6683
Título: Estudo Paramétrico de uma Antena Patch em microfita com fendas duplas paralelas
Autor(es): Oliveira, Maciel Alves de
Palavras-chave: Antenas de microfita
Comunicações móveis
Banda ISM
Fendas
Data do documento: 6-Fev-2015
Resumo: O estudo das antenas patch em microfita fez grande progresso nos últimos anos. A antena de microfita é comercialmente usada em muitas aplicações, tais como a transmissão direta em serviços de satélite, comunicações móveis, sistema de posicionamento global, o uso médico em hipertermia, etc. Quando comparado com antenas convencionais, antenas patch em microfita têm mais vantagens e melhores perspectivas. Neste trabalho é apresentada uma proposta de uma antena patch em microfita com fendas duplas paralelas, projetada para operar na frequência 2,4GHz que é a frequência padrão para Banda ISM, onde temos aplicações em IEEE 802.11. A análise inicial foi feita por simulações através do software Ansoft DesignerTM que faz uso do método dos momentos (MoM). Um estudo paramétrico foi realizado com o intuito de investigar o comportamento quando da inserção de fendas no patch irradiante. A antena proposta foi excitada pela técnica de linha de microfita e posteriormente teve seus resultados simulados e validados através de medições em um analisador de rede vetorial. Os resultados demonstram que a antena com fendas obteve um melhor desempenho em comparação com a antena sem fendas em relação à perda de retorno e largura de banda.
Descrição: OLIVEIRA, M. A. Estudo Paramétrico de uma Antena Patch em microfita com fendas duplas paralelas. 2014. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6683
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maciel Alves de Oliveira.pdf12.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.