Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6684
Título: Ensino de Geografia: o aprendizado na escola
Autor(es): Dunga, Graciele Medeiros
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Ambiente de Aprendizagem
Estágio supervisionado
Data do documento: 6-Fev-2015
Resumo: O presente artigo aborda um relato de experiência desenvolvida a partir dos Estágios Supervisionados I, II, III no Curso de Licenciatura Geografia, na modalidade à distância. Foi o momento de contato direto do educando no ambiente de aprendizagem nas aulas de Geografia. Inicialmente, será descrito uma concepção teórica de estágio e ensino-aprendizagem que orientou as aulas de Geografia durante o ano letivo de 2012 e 2013. Além disso, mostrar a luz dos teóricos a importância de se compreender o ensino da Geografia e da didática- pedagógica para que as aulas de Geografia possam ser vistas pelos alunos como uma disciplina com conteúdos indispensável de serem aplicados no cotidiano de cada um. Por fim, será descrito alguns resultados obtidos com tal experiência por meio da reflexão das aulas, na transcrição de comentários descritos nos relatórios de campo que detalham o contexto da sala de aula, a participação dos alunos nas aulas de Geografia. Seguindo esse contexto, o trabalho teve como objetivo geral - Analisar as dificuldades dos alunos no processo de ensino-aprendizagem da Geografia. E como objetivos específicos - Ressaltar a importância da formação do professor como fator de importância no processo de ensino aprendizagem da geografia; Estimular no aluno gosto e o hábito da/pela leitura de geografia; Construir as bases metodológicas, a partir da geografia para que os alunos possam participar criticamente, dos modos de pensar verbal, simbólico, escrito das mudanças na atual sociedade. A metodologia de estudo utilizada foi de caráter descritivo/qualitativo, em que aborda a realidade a partir do estágio supervisionado I, II, III. A fundamentação teórica para a concretização do objetivo a ser alcançado MORAES (2014); CASTELLAR (2005); CAVALCANTI (2005); BRASIL (2007); BOGDAN E BIKLEN (19940; ROBBINS (1999), SANTOS (2004); SAVIANI (1997); PIMENTA (2010); KAERCHER (2003) dentre outros autores. O ensino da geografia deve levar o aluno a compreensão do lugar onde ele vive. Ela é um saber de caráter estratégico que não se serve apenas para educar o cidadão, mas também para ajudá-lo a mudar e compreender o seu meio e o mundo globalizado. Este estudo aponta para a necessidade de se pensar a escola pública, em especifico o espaço da sala de aula, como ambiente de construção de conhecimentos com qualidade e participação conjunta de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: DUNGA, G. M. Ensino de Geografia: o aprendizado na escola. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6684
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Graciele Medeiros Dunga.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.