Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6688
Título: A teoria do conhecimento: uma análise da obra Livre-arbítrio de Santo Agostinho
Autor(es): Silva, Leonardo Rocha da
Palavras-chave: Filosofia
Teoria do Conhecimento
Método
Data do documento: 11-Fev-2015
Resumo: No presente artigo pretende-se discutir o método teórico de Santo Agostinho na obra O livre- arbítrio, com enfoque no capitulo II, intitulado A prova da existência de Deus. A partir dele argumenta-se a favor da possibilidade da existência de uma teoria do conhecimento na obra supracitada. A hipótese para uma teoria do conhecimento em Agostinho fundamenta-se na capacidade cognitiva do homem, representada pela faculdade da razão, que coloca o ser humano como ser único e superior às demais criaturas, devendo as paixões se submeter àquela faculdade. Agostinho de Hipona apresenta, de forma concreta, suas máximas, partindo dos pressupostos sobre três categorias que definem sua possível teoria do conhecimento: o existir, o viver e o entender. Nesta perspectiva, pretende-se mostrar que Agostinho nos fornece elementos necessários para refletirmos sobre a existência de uma teoria do conhecimento, a partir, sobretudo, da sua obra O livre-arbítrio.
Descrição: Silva, L. R. da. A teoria do conhecimento: uma análise da obra Livre-arbítrio de Santo Agostinho. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6688
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Rocha da Silva.pdfLeonardo Rocha da Silva647.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.