Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6690
Título: As relações entre estética e moral na "Crítica da faculdade do juízo" de Immanuel Kant
Autor(es): Wilhelm Gustav Sousa, Steinmüller
Palavras-chave: Filosofia
Estética Filosófica
Moral
Juízo
Data do documento: 11-Fev-2015
Resumo: O objeto de investigação deste trabalho são as relações entre estética e moral, a partir da compreensão encontrada na Crítica da faculdade do juízo, de Immanuel Kant. A análise do belo ajuda a compreender o que torna a estética possível enquanto estudo filosófico. A compreensão dos limites e condições do conhecimento no que trata do reino dos sentidos não pode ser ignorada enquanto tem-se de distinguir entre o é tomado como belo; tampouco é possível julgar corretamente caso seja ignorado o que torna tais juízos acerca do belo ou do sublime distintos do que é tomado como referente ao agradável ou ao bom. Este trabalho está voltado para ressaltar a maneira como entendemos o que sentimos, mas igualmente voltado para a maneira como sentimos o que entendemos. A compreensão da maneira como as faculdades cognitivas colaboram entre si de forma a organizar ideias tais como certo ou errado, agradável ou desagradável, belo ou feio, previne tanto os desusos de tais conceitos tanto quanto uma compreensão preconceituosa destes. No percurso deste estudo e baseados na supracitada obra, sustenta-se a possibilidade de uma nova maneira de pensar promovida pela análise de Kant sobre o fenômeno da beleza e, consequentemente, do juízo estético, torna possível uma compreensão mais clara da maneira como se sente e se representam tais sentimentos, bem como promove uma maneira distinta de pensar que é, em seus fundamentos, moral. Esta possibilidade de uma intuição do sentimento moral a partir do estudo da estética é a hipótese central deste estudo.
Descrição: Steinmüller, W. G. S. As relações entre estética e moral na "Crítica da faculdade do juízo" de Immanuel Kant. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6690
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wilhelm Gustav Sousa Steinmüller.pdfWilhelm Gustav Sousa Steinmüller1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.