Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6697
Título: O malquisto alienígena: os discursos tradicionalistas sobre o forró eletrônico
Autor(es): Ramos, Jonathan Raynniere Batista
Palavras-chave: Cultura
Identidade
Nordeste
Forró Eletrônico
Data do documento: 11-Fev-2015
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso investiga os discursos tradicionalistas do Nordeste brasileiro que visam desqualificar e segregar o novo estilo musical da região conhecido por forró eletrônico. Ele parte da compreensão dos conceitos de identidade e de hibridismo cultural no intuito de desconstruir as velhas verdades consolidadas na região estudada. Analisa a formação e evolução da visão de Nordeste objetivando encontrar o surgimento, as motivações e as práticas discursivas predominantes deste espaço. Elenca recortes de falas de importantes personalidades nordestinas em entrevistas concedidas a portais da web, onde é possível visualizar manifestações de reprovação e intransigência relativas ao novo forró, consequência da repetição do discurso regionalista tradicionalista, persistentemente atuante na região. Conclui evidenciando o equivoco dessa visão de Nordeste, por desconsiderar a heterogeneidade deste espaço e a própria dinamicidade cultural. Finalmente, alerta aos "guardiões da cultura", ferrenhos defensores da cultura tradicional da região, para os riscos estratégicos de sua posição radicalmente contra o forró eletrônico, inferindo a possibilidade de esta postura ser imensamente ruinosa para a própria causa que pretendem preservar: a proteção e a valorização das tradições regionais.
Descrição: Ramos, J. R. B. O malquisto alienígena: os discursos tradicionalistas sobre o forró eletrônico. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6697
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonathan Raynniere Batista Ramos.pdfJonathan Raynniere Batista Ramos1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.