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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6698
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Adriana Telma da | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-11T16:11:04Z | - |
dc.date.available | 2015-02-11T16:11:04Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6698 | - |
dc.description | Silva, A. T. da. Corporeidade e educação: um relato social histórico de gênero na escolinha do DEF. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em um relato de experiência realizado junto aos estagiários/as e discentes da Escolinha do DEF - Departamento de Educação Física da UEPB. No período de agosto de dois anos resultante de dois projetos científicos do PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica em que abordamos assuntos relacionados as questões de masculinidade e feminilidade no âmbito educacional do DEF, projetos estes que foram aprovados pelo CNPq – Conselho Nacional Desenvolvimento Científico e tecnológico, órgãos públicos que incentivam o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. Nesta experiência indagamos sobre os valores culturais nas relações de gênero e corporeidade. A percepção sobre as relações de gênero foi instância fundamental para articularmos conceitos para uma proposta pedagógica libertadora sob o caminho teórico de ARIÉS (1981); FREIRE, (1996), FOULCAULT (1995), (2004b); LOURO (2010), MARQUES, (2005), MORIN (1987), TEIXEIRA (1999), entre outros. Nosso eixo condutor teórico compreendeu que a corporeidade e as identidades masculinas e femininas se pertencem mutuamente no seio familiar se estendendo ao universo educacional. Uma não pode ser completa sem a outra. Aquela é possibilidade humana de ser e estar-no-mundo, a outra é a realização do ser que se diz sensível, é a experiência corporal vivida frente aos desafios do cotidiano. Enfim, verificamos os modos pelos quais os participantes da Escolinha do DEF tem atribuído significado ao corpo, frente as diversas delimitações do universo masculino versus feminino, com evidentes marcas de sexismo, percebendo assim, como a corporeidade e as práticas pedagógicas de educação física influenciam nos perfis de gênero. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lígia Pereira dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Corporeidade e educação: um relato social histórico de gênero na escolinha do DEF | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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