Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6699
Título: Lei de terras de 1850: um estudo sobre a propriedade de terra no município de Patos
Autor(es): Canuto, Ellen Cristine Alves Silva
Palavras-chave: Historiografia
Lei de Terras
Patos - Paraíba
Data do documento: 11-Fev-2015
Resumo: Nesta monografia pretendemos discutir a sistematização da Lei de Terras de 1850 no município de Patos – Paraíba,analisando suas diretrizes e definições, através dos Registros Paroquiais de Terras e dos embates historiográficos sobre o processo de aplicação desta legislação na região. Para isso procuramos discutir a dinâmica do acesso a terra e o impacto social que esta lei ocasionou em meados do século XIX, tendo em vista o cenário político no Brasil, ao qual se consolidou na relação entre o governo e os grandes latifundiários, onde a posse de terra se perpetuou como chave para o prestígio político, econômico e social. Assim realizamos uma revisão bibliográfica sobre a história do município de Patos, como também uma revisão sobre a Lei de Terras e o Regulamento de 1854, analisando sua formulação para o condicionamento de uma estrutura social e econômica em prol de um grupo de latifundiários.
Descrição: Canuto, E. C. A. S. Lei de terras de 1850: um estudo sobre a propriedade de terra no município de Patos. 2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6699
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ellen Cristine Alves Silva Canuto.pdfEllen Cristine Alves Silva Canuto1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.