Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6700
Título: Memória e políticas públicas: a construção da identidade quilombola na comunidade negra Senhor do Bonfim
Autor(es): Santos, Geilza da Silva
Palavras-chave: Quilombola
Identidade
Memória
Políticas Públicas
Data do documento: 11-Fev-2015
Resumo: A questão quilombola na atualidade vem tendo novos olhares, especialmente em comunidades rurais negras na qual o termo “remanescentes” se sustenta por novas ressignificações. A rele-vância deste trabalho consiste, portanto, em propiciar reflexões sobre as novas identidades que foram construídas através deressemantizações do termo quilombo, advindas de uma dis-cussão em relação a esse conceito, não como resíduos de antigos quilombos, como resquícios históricos, mas a partir da sua forma atualizada, denominados quilombos contemporâneos. Sendo assim, a Comunidade Negra Senhor do Bonfim localizada no município de Areia-PB se insere nesse quadro, formada a partir de indivíduos que trabalharam nos tempos áureos do Engenho Bom Fim, na condição de morador se instalando na região, passando por gerações. Desta maneira este trabalho teve como finalidade analisar sobre a construção de uma identi-dade, a identidade quilombola, pautada nas relações com a memória e as políticas implantadas na comunidade, após o reconhecimento. Tendo por objetivo principal analisar como identida-des são construídas em meio a determinados contextos, mostrando desta maneira que a identi-dade é móvel.A problemática em relação a essa questão surgiu a partir de inquietações de como essa comunidade construiu essa nova identidade, tendo em vista que antes esses sujeitos sociais não se percebiam enquanto remanescentes quilombolas. Como aporte teóricos teremos Fredrich Barth (1998), Verena Alberti (2005), Tomas Tadeu (2012), Roger Chartier (1988) e Maurice Halbacwhs (1990), para que assim possamos discutir sobre a identidade quilombola, caminhando pelo viés da memória coletiva embasados pelos discursos emitidos pelos mora-dores da comunidade. Para isto, fizemos uso da História oral, com a aplicação de questioná-rios estruturados e semi estruturados com a comunidade, tentando perceber a construção de uma nova identidade, surgida a partir da luta pelo território. Em busca das respostas da pro-blemática a que nos propomos utilizaremos de algumas fontes historiográficas, tais como rela-tos orais e textos bibliográficos. Dessa maneira podemos constatar que a partir da luta pelo território, assumiram a identidade quilombola e quando galgam o desejado, ou seja, o reco-nhecimento, vem as políticas públicas que consequentemente contribuem para uma afirmação dessa identidade, haja vista os benefícios que foram conquistados a partir do reconhecimento enquanto Comunidade quilombola.
Descrição: Santos, G. da S. Memória e políticas públicas: a construção da identidade quilombola na comunidade negra Senhor do Bonfim. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6700
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geilza da Silva Santos.pdfGeilza da Silva Santos1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.