Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6701
Título: O trabalho dos garimpeiros do Caulim em Junco do Seridó: trabalho, submissão e medo (1990-2005)
Autor(es): Albuquerque, Damião Nóbrega de
Palavras-chave: Garimpo - Trabalhador
Exploração do Trabalho
Condição de Trabalho
Data do documento: 11-Fev-2015
Resumo: Este trabalho propõe analisar a exploração social do trabalho que constituiu a atividade mineradora do caulim no município de Junco do Seridó, no estado da Paraíba, em especial as condições de trabalho a que estão expostos os mineradores. Parte-se da ideia de que o garimpo é uma forma específica de trabalho na mineração, preponderante na extração de caulim no município estudado. Esta forma de trabalho se desenvolve em condições de precariedade e informalidade. A metodologia usada neste trabalho é qualitativa. Realizamos três entrevistas com três mineradores da cidade de Junco do Seridó – PB. As entrevistas foram realizadas entre os meses de outubro e novembro de 2014, a partir de um questionário. Como embasamento teórico usaremos o conceito de exploração do trabalho e de mais valia de Karl Marx, como também Eric Hobsbawm, justificando a importância da teoria marxista para ahistoriografia atual. Também iremos trabalhar com o conceito de medo de Jean Delumeau para analisar o medo e os riscos de uma profissão tão perigosa. Os resultados da pesquisa foram as seguintes: diferentemente de pesquisas anteriores que afirmaram existir uma evolução das condições sociais dos mineradores, esta pesquisa aponta que ainda existe uma grande exploração dos trabalhadores no município de Junco do Seridó.
Descrição: Albuquerque, D. N. de. O trabalho dos garimpeiros do Caulim em Junco do Seridó: trabalho, submissão e medo (1990-2005). 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6701
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damião Nóbrega de Albuquerque.pdfDamião Nóbrega de Albuquerque1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.