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dc.contributor.authorSilva, Moisés Barboza da-
dc.date.accessioned2015-02-11T16:11:45Z-
dc.date.available2015-02-11T16:11:45Z-
dc.date.issued2015-02-11-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6702-
dc.descriptionSilva, M. B. da. Lembranças de um flagelo: o nascimento da seca e a representação do nordeste na obra "Família de Retirantes" de Cândido Portinari. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAtravés da importância do uso da imagem enquanto documento em sala de aula, percebemos que ao longo dos anos houve uma grande profusão nos livros didáticos. Dessa forma destacamos que o seu uso infelizmente ainda assume um estatuto de complemento do texto verbal ao mesmo passo que também é pouco discutido em sala, servindo até muitas vezes para criar esteriótipos a exemplo das imagens que retratam o Nordeste. Sendo assim, a importância desse trabalho deve-se ao fato de que a pintura de Portinari considerada um ícone da pintura nacional se sustenta em alguns aspectos considerados recorrentes quando ainda eterniza a imagem de um Nordeste seco, estático, de famílias famintas, que não sofreu mudanças sociais ao longo dos anos, onde a miséria e escassez são uma constante. Este trabalho tem como objetivo discutir o uso da pintura e suas modalidades em sala de aula apontando alguns cuidados que o professor deve ter ao utilizar tais fontes, bem como analisar o quadro Família de Retirantes de Cândido Portinari e as representações que compõem o quadro iconográfico. O tema abordado ainda justifica-se pelo fato de se “quebrar” a ideia de um Nordeste pronto e acabado e pouco discutido na fase escolar. Para a construção desse trabalho nos pautamos na discussão de alguns teóricos como Durval Muniz(2011) ao tratar da construção imagético-discursivo de um Nordeste inventado e suas ressonâncias, Roger Chartier(2002) ao discutir a imagem enquanto uma representação cheia de significados, como também Selva Guimarães(2009), Circe Bittencourt(2009) e Marcos Napolitano(2006) ao discutirem sobre o uso das novas linguagens em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Lindaci Gomes de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPintura - imagempt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.subjectSecapt_BR
dc.subjectNordeste Brasileiropt_BR
dc.titleLembranças de um flagelo: o nascimento da seca e a representação do nordeste na obra "Família de Retirantes" de Cândido Portinaript_BR
dc.typeOtherpt_BR
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