Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6702
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Moisés Barboza da | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-11T16:11:45Z | - |
dc.date.available | 2015-02-11T16:11:45Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6702 | - |
dc.description | Silva, M. B. da. Lembranças de um flagelo: o nascimento da seca e a representação do nordeste na obra "Família de Retirantes" de Cândido Portinari. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Através da importância do uso da imagem enquanto documento em sala de aula, percebemos que ao longo dos anos houve uma grande profusão nos livros didáticos. Dessa forma destacamos que o seu uso infelizmente ainda assume um estatuto de complemento do texto verbal ao mesmo passo que também é pouco discutido em sala, servindo até muitas vezes para criar esteriótipos a exemplo das imagens que retratam o Nordeste. Sendo assim, a importância desse trabalho deve-se ao fato de que a pintura de Portinari considerada um ícone da pintura nacional se sustenta em alguns aspectos considerados recorrentes quando ainda eterniza a imagem de um Nordeste seco, estático, de famílias famintas, que não sofreu mudanças sociais ao longo dos anos, onde a miséria e escassez são uma constante. Este trabalho tem como objetivo discutir o uso da pintura e suas modalidades em sala de aula apontando alguns cuidados que o professor deve ter ao utilizar tais fontes, bem como analisar o quadro Família de Retirantes de Cândido Portinari e as representações que compõem o quadro iconográfico. O tema abordado ainda justifica-se pelo fato de se “quebrar” a ideia de um Nordeste pronto e acabado e pouco discutido na fase escolar. Para a construção desse trabalho nos pautamos na discussão de alguns teóricos como Durval Muniz(2011) ao tratar da construção imagético-discursivo de um Nordeste inventado e suas ressonâncias, Roger Chartier(2002) ao discutir a imagem enquanto uma representação cheia de significados, como também Selva Guimarães(2009), Circe Bittencourt(2009) e Marcos Napolitano(2006) ao discutirem sobre o uso das novas linguagens em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Lindaci Gomes de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pintura - imagem | pt_BR |
dc.subject | Recurso Didático | pt_BR |
dc.subject | Seca | pt_BR |
dc.subject | Nordeste Brasileiro | pt_BR |
dc.title | Lembranças de um flagelo: o nascimento da seca e a representação do nordeste na obra "Família de Retirantes" de Cândido Portinari | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Moisés Barboza da Silva.pdf | Moisés Barboza da Silva | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.