Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6704
Título: Redes de Políticas e Gestão Participativa: uma análise do Sistema Educacional da Paraíba à luz da Heurística Sistêmica Crítica de Ulrich
Autor(es): Gomes, Marya Flávya Araújo Gomes
Palavras-chave: Gestão Participativa
Redes de Políticas
Sistema Educacional e Heurística Sistêmica Crítica
Data do documento: 12-Fev-2015
Resumo: Nos últimos anos, a discussão sobre a melhoria nos serviços públicos, maior participação da sociedade e a criação de redes de políticas, vem ganhando mais relevância, ao passo que a Administração Gerencial vem se estabelecendo na Administração Pública. A partir da Lei nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases para Educação, foi definido que cada Estado ficaria responsável pela organização do seu sistema educacional, com o objetivo de responder com mais eficiência as demandas sociais neste campo tão vital para o cidadão. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é observar a existência de uma rede de políticas públicas e gestão participativa, no sistema educacional da Paraíba e como esta rede se configura a luz da Heurística Sistêmica Crítica de Ulrich. A pesquisa trata-se de um estudo de caso. Quanto a sua tipologia, foi classificada como descritiva, e utilizou-se da abordagem qualitativa. Os dados coletados foram provenientes de análise documental, entrevista e observação, realizadas com o Gerente Regional de Educação do município de Patos-PB e a Diretora de uma das escolas contempladas pelo sistema. A análise de resultados foi desenvolvida através da técnica de análise interpretativa do discurso. Eles apontam que apesar do aumento da participação da sociedade no processo de formulação de políticas, esta participação não é garantia de que as demandas dos mesmos sejam atendidas, pois o sistema ainda permite que o poder de decisão seja atrelado a posicionamentos políticos por meio de representantes que tem um maior poder na rede.
Descrição: GOMES, M. F. A. Redes de Políticas e Gestão Participativa: uma análise do Sistema Educacional da Paraíba à luz da Heurística Sistêmica Crítica de Ulrich. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6704
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marya Flávya Araújo Gomes.pdfMarya Flávya Araújo Gomes943.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.