Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6706
Título: A importância do clima organizacional para o comprometimento da equipe: um Estudo de Caso na Fundação Didaquê
Autor(es): Ferreira, Paula Tâmara Alves Ferreira
Palavras-chave: Clima organizacional
Comprometimento
Data do documento: 12-Fev-2015
Resumo: Estudar o clima organizacional é muito importante para empresas, visto que através desse estudo é possível obter uma análise de como se encontra o ambiente interno da instituição podendo assim detectar falhas que possam estar ocorrendo e sendo assim possibilitar um ambiente que seja cada vez mais propício ao comprometimento da equipe. O presente estudo tem o objetivo de identificar como o clima organizacional influencia no comprometimento da equipe de trabalho da instituição Didaquê. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e o instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada, abrangendo variáveis como: ambiente de trabalho, comunicação, liderança e motivação que influenciam na obtenção de um clima propício, sendo aplicada a uma amostra de sete colaboradores. Através do estudo das variáveis ficou claro de acordo com amostra que as mesmas tem influenciado positivamente no clima da organização, ressaltando, que apenas a restrição de recursos, que diz respeito a um dos elementos que influencia na motivação, foi exposta como uma das falhas da instituição. Desta forma, pode-se chegar à conclusão que os resultados encontrados apresentaram informações suficientes para que seja possível conhecer o clima da organização e assim propor melhorias para o bom funcionamento e o aumento do comprometimento.
Descrição: FERREIRA, P. T. A. A importância do clima organizacional para o comprometimento da equipe: um Estudo de Caso na Fundação Didaquê. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6706
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Tâmara Alves Ferreira.pdfPaula Tâmara Alves Ferreira800.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.