Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/671
Título: Construção do mapa de restrição do gene da tireoperoxidase (TPO) a partir de mutação que causam hipotireoidismo congênito
Autor(es): Oliveira, Allane Maria Lacerda Ferreira de
Palavras-chave: Mutação
Genética humana
Hipotireoidismo
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: O Hipotireoidismo Congênito (HC) é a causa mais comum de retardo mental prevenível em crianças, e se deve a ausência ou deficiência na produção dos hormônios tireoidianos (HTs), sua incidência varia entre 1 : 3 . 0 0 0 a 4.000. A enzima Tireoperoxidase (TPO) é uma enzima chave na biossíntese dos HTs, sendo responsável por catalizar importantes reações, como a organificação do iodo para formação dos hormônios tireoidianos. Vários estudos moleculares do gene TPO revelaram que existe uma grande heterogeneidade de defeitos ao nível desta proteína. Diante disto, foi realizada uma análise “in sílico” no gene da tireoperoxidase para identificar os sítios de restrição presentes nos 17 éxons e assim criar um Mapa de Restrição desse gene, além de realizar um levantamento bibliográfico para a construção de uma tabela contendo todas as mutações descritas no gene TPO até o momento. A Construção do Mapa de Restrição do gene TPO foi realizada utilizando como base a sequência completa do RNA mensageiro (NCBI Ref. Seq: NM_000547.5) posteriormente, utilizou-se o programa NEBcutter para conhecer as enzimas que possuem sítios de restrição e suas posições nos éxons da sequência do DNA. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica para selecionar todos os artigos que possuem mutações descritas no gene TPO para elaboração de uma tabela revisada e atualizada, além de elaborar uma tabela contendo as mutações e as enzimas que possuem sítios no local de cada mutação descrita no gene TPO, como contribuição científica para posteriores estudos com esse gene. Construi-se um Mapa de Restrição do gene TPO e uma tabela com as enzimas que possuem sítios de restrição correlacionados com as mutações que causam HC no gene TPO. Durante o levantamento bibliográfico das mutações descritas no gene TPO, encontramos disparidades entre as posições descritas por cada autor e a sequência depositada no banco de dados do GenBank que foi utilizado como base. Também foi construída uma tabela com as enzimas que podem ser utilizadas na detecção de mutações no gene TPO, pois essas enzimas possuem sítios nesse gene, ou em alguns casos as mutações eliminam sítios. A partir desse estudo conclui-se que é possível construir um Mapa de Restrição do gene TPO com base na sequência analisada. No entanto, a investigação da literatura permitiu verificar que as mutações descritas nos artigos referenciados podem não apresentar concordância com a sequência do gene TPO presente no GenBank.
Descrição: OLIVEIRA, A. M. L. F. de. Construção do mapa de restrição do gene da tireoperoxidase (TPO) a partir de mutação que causam hipotireoidismo congênito. 2012. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/671
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allane Maria Lacerda Ferreira de Oliveira.pdfAllane Maria Lacerda Ferreira de Oliveira999.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.