Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6712
Título: Satisfação profissional: um estudo de caso na penitenciária regional de Campina Grande Raymundo Asfora
Autor(es): Pereira, Omar Barbosa
Palavras-chave: Clima organizacional
Satisfação profissional
Agente penitenciário
Data do documento: 20-Fev-2015
Resumo: Na busca pelo crescimento organizacional, cada vez mais as organizações têm-se mobilizado em garantir o bem-estar das pessoas envolvidas com as mesmas. O fator humano mostrou-se muito importante como meio de vencer as adversidades da competição imposta pela concorrência. Hoje, seja qual for a organização, para que esta possa galgar algum sucesso, deve possuir pessoas satisfeitas e motivadas em seus quadros funcionais. Esta satisfação vai muito além da oferta de uma boa remuneração. É imprescindível que se proporcione também a este funcionário melhoria na sua qualidade de trabalho e, consequentemente, na sua qualidade de vida. Para isto, é pertinente que haja uma avaliação do clima organizacional, na tentativa de sentir como os funcionários veem a organização e sua postura com relação ao trabalho que desempenham. Tomando por base tais questões, o presente trabalho objetiva contribuir com dados informativos que possibilitem demostrar o estado de satisfação dos servidores penitenciários estaduais, tomando por base os agentes de segurança penitenciária lotados na Penitenciária Regional de Campina Grande Raymundo Asfora, mais conhecida vulgarmente como “Presídio do “Serrotão”. Desse modo, para a obtenção dos resultados, apresentamos uma pesquisa de campo realizada com os agentes lotados naquela unidade, que responderam a um questionário baseado nas atividades que realizam cotidianamente no estabelecimento, no qual puderam transmitir um pouco de seus sentimentos e pensamentos a respeito da organização em que labutam. Após a análise dos questionários, pôde-se perceber que o clima organizacional da instituição encontra-se em uma situação de equilíbrio, ou seja, a um passo do clima favorável ou ruim, fazendo-se necessário o empenho de ambos os lados, tanto da direção da instituição quanto dos agentes, para que seja alcançado concretamente um clima favorável na instituição.
Descrição: PEREIRA, Omar Barbosa. Satisfação profissional: um estudo de caso na penitenciária regional de Campina Grande Raymundo Asfora. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6712
ISSN: CDD 658.312
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Omar Barbosa Pereira.pdfPDF - Omar Barbosa Pereira642.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.