Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6720
Título: Afinal, toda forma de amor vale a pena?: Considerações acerca das transformações nas relações afetivas
Autor(es): Araújo, Waléria Frazão Ramos de
Palavras-chave: Relações pessoais
Relações amorosas
Amor
Modernidade
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: Ao pensar o momento atual no qual se encontram as sociedades ocidentais é possível perceber que diversas são as transformação que vem ocorrendo a cada dia, portanto, um período de incertezas e de transições, inclusive nas relações amorosas, já que as mudanças acabam por refletir no modo de vida das pessoas, sobretudo nas formas de se relacionarem social e afetivamente. Neste sentido, surgem inúmeras formas de expressar e significar o amor. Considerando a diversidade na significação e expressão do amor, este estudo visa abordar o amor ao longo da história, além de analisar a percepção dos indivíduos sobre o amor, identificando as modalidades e características de tais formas, além de discutir os aspectos considerados favoráveis e desfavoráveis entre os que mantém diversas modalidades de relacionamento. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas realizadas com 3 homens e 5 mulheres que mantém algum tipo de relacionamento amoroso (casamento, namoro, ‘ficando’, com relação virtual, homo ou heterossexual, relação à distancia). As entrevistas foram transcritas e analisadas qualitativamente através do método de análise de conteúdo. Os resultados indicam que o amor é percebido pelos entrevistados como sendo uma construção progressiva; baseado na completude, aceitação e cuidado e constituído através do altruísmo. Os elementos buscados pelos sujeitos em seus relacionamentos são: apoio social, estabilidade e confiança. Foram elencados como benefícios da relação amorosa: o apoio social, a aceitação incondicional e o diálogo, por outro lado, os malefícios citados foram: as diferenças interpessoais e a distância, entre outros fatores. Por fim, de um modo geral, os entrevistados acreditam que a sociedade percebe determinadas formas de relacionamento de maneira negativa e estigmatizante.
Descrição: ARAÚJO, W. F. R. de. Afinal, toda forma de amor vale a pena?: Considerações acerca das transformações nas relações afetivas. 2013. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6720
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Waléria Frazão Ramos de Araújo.pdfWaléria Frazão Ramos de Araújo628.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.