Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6723
Título: Potencialidade do reuso das ETE's das cidades de Patos e Cajazeiras na Paraíba
Autor(es): Duarte, Antonio Tardelli Gomes
Palavras-chave: Reuso
Tratamento de esgoto
Agricultura
Coliformes
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: A agricultura é um setor indispensável para o abastecimento mundial de alimentos, porém é uma atividade que desperdiça um recurso essencial para a vida: a água. O presente trabalho teve como objetivo, avaliar parâmetros importantes dos efluentes finais (EF) das estações de tratamento de esgotos - ETE’s de Patos e Cajazeiras na região semi-árida do Estado da Paraíba, através dos padrões da OMS, para fins agrícolas. Os parâmetros analisados foram: pH, Condutividade Elétrica (CE), Sólidos Totais (ST), Coliformes Termotolerantes (CT), DBO e DQO. Os resultados obtidos foram analisados a partir de dados disponibilizados pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba – CAGEPA, para o período de 2012 a setembro de 2014. Os valores de pH se comportaram na sua maioria dentro da faixa ideal para irrigação. A CE dos efluentes finais das ETE’s apresentaram restrições quanto ao uso de ligeira a moderada, podendo ser utilizados nas culturas se desenvolvem com uma quantidade moderada de sais, sendo necessário o cuidado com o manejo das mesmas. Os valores de ST exibiram salinidade alta, que pode comprometer o desenvolvimento das plantas e levar ao entupimento dos equipamentos de irrigação. O efluente final em relação à DBO e DQO foi comprometido devido a uma excessiva proliferação de algas nas ETE’s fazendo com que o EF não se adequasse para irrigação. Quanto aos aspectos microbiológicos, de acordo com a OMS, os EF’s não atenderam aos padrões sanitários (≤ 1000 UFC/100ml) devido ao excesso de CT sendo impróprios portanto, para irrigação irrestrita. Para os padrões mais recentes da OMS, o EF de Cajazeiras, poderia ser usado para irrigação irrestrita para a opção B, de cultivo de folhosas ou para opção F, para agricultura de baixo nível tecnológico e mão de obra intensiva. Patos teve seus efluentes finais com média de 1,31x10 UFC/100ml sendo impróprio para irrigação. Para maior certeza da qualidade microbiológica precisa de uma análise de ovos de helmintos nas ETE’s estudadas, para saber se estão ausentes nos efluentes finais. Conclui-se que é necessária uma adequação nos sistemas de tratamento utilizados para a obtenção de efluentes dentro dos padrões recomendados para reúso e para irrigação com qualidade, sem comprometer o meio ambiente.
Descrição: DUARTE, A. T. G. Potencialidade do reuso das ETE's das cidades de Patos e Cajazeiras na Paraíba. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6723
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Tardelli Gomes Duarte.pdfAntonio Tardelli Gomes Duarte1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.