Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6725
Título: Gênero e poder local - uma memória da presença feminina no poder legislativo no município de Areia, Paraíba de 1959 a 2014
Autor(es): Gonzaga, Ana Paula Gomes Pereira
Palavras-chave: Memória
Gênero feminino
Município de Areia
Poder legislativo
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: Um olhar específico do ponto de vista do gênero feminino em um passado recente no poder Legislativo no Município de Areia na Paraíba entre 1959 a 2014 justifica sua relevância pelo atual momento político e histórico da presença feminina no Brasil. Em frente a um processo de longa duração histórica de lutas e reivindicações das mulheres contra a situação de opressão e invisibilidade vivenciada pelas mesmas, este estudo tem como objetivo geral sistematizar alguns pontos de reflexão a respeito da memória e participação da mulher na Câmara Municipal de Areia, a partir da identificação de informações significativas no tocante à atuação feminina, mediante registros existentes, e identificação das dificuldades vivenciadas pelas mulheres que atuaram e que ainda atuam no Poder Legislativo e como a questão de gênero vem sendo interpretada na sociedade, nortearam o problema da pesquisa. No que diz a respeito ao delineamento da pesquisa optou-se pelo estudo de caso pelo seu caráter e natureza exploratória e qualitativa. Os dados da pesquisa foram coletados por intermédio da aplicação de questionários e entrevista como forma de aprofundar as informações. A amostra selecionada contou com a participação de dez mulheres, sendo que das sete parlamentares já aturam como vereadoras e uma na atualidade, ao passo que as outras duas foram escolhidas por terem vivido importantes acontecimentos no processo político e histórico da cidade. Dessa amostra cinquenta por cento participaram efetivamente dos questionamentos citados na entrevista. Os resultados conclusivos nos possibilitou entender que participação das mulheres na política contribuiu bastante para uma nova realidade na democracia e na cidadania, apesar da cidade de Areia ser habitada por uma população machista e com pensamentos arcaicos e paternalista essas guerreiras quebraram a voz do silêncio e ocuparam os postos decisórios de poder político.
Descrição: GONZAGA, Ana Paula Gomes Pereira. Gênero e poder local - uma memória da presença feminina no poder legislativo no município de Areia, Paraíba de 1959 a 2014. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6725
ISSN: CDD 304.4
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Gomes Pereira Gonzaga.pdfPDF - Ana Paula Gomes Pereira Gonzaga1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.