Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6728
Título: Geogebra: uma ferramenta auxiliar para o ensino da geometria plana
Autor(es): Andrade, Rodrigo Marcelino Felix de
Palavras-chave: Geometria Dinâmica
Software Geogebra
Ensino da Geometria
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: São diversas as mudanças metodológicas apontadas como tendências de ensino que buscam, cada vez mais, a participação do aluno em sala de aula, considerando a construção do conhecimento como uma forma de aprendizagem. Porém, para ser o agente de tais mudanças, os educadores devem estar realmente preparados, principalmente se tratando de algo novo, como por exemplo, utilizar softwares de Geometria dinâmica em suas aulas de matemática, pois assim como escolher um bom livro não é garantia de um bom aprendizado, escolher um software de boa qualidade não é garantia de sucesso e aprendizado em suas aulas. Nessa perspectiva, o software Geogebra surge como um método inovador para auxílio na aprendizagem dos discentes, pois tende a auxiliar o ensino da geometria. Assim, esse trabalho, tem como objetivo geral propor atividades, através do software Geogebra, que auxiliem o aluno na compreensão de propriedades e conceitos da Geometria Analítica no Ensino Fundamental II. Os objetivos específicos são: apresentar o software Geogebra mostrando sua interface e as funções de seus ícones, auxiliar os alunos na manipulação do mesmo, fazer construções geométricas utilizando o software e analisar as potencialidades do Geogebra no ensino da Geometria Analítica. Todo o trabalho, foi desenvolvido com o auxilio do software GeoGebra (versão 4.4) e principalmente a partir de resumos e resenhas de trabalhos acadêmicos e artigos científicos referentes ao tema da pesquisa. A presente investigação se trata de um estudo bibliográfico onde se utiliza uma abordagem qualitativa de caráter interpretativo. De um modo geral, o trabalho busca novos métodos de ensino e aprendizagem a serem inseridos no ensino de Geometria Analítica, com o propósito de melhorar o nível de aprendizagem dos alunos.
Descrição: ANDRADE, R. M. F. de. Geogebra: uma ferramenta auxiliar para o ensino da geometria plana. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6728
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Marcelino Felix de Andrade.pdfRodrigo Marcelino Felix de Andrade2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.