Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6729
Título: Qualidade de vida no trabalho em uma empresa pública: análise da QVT dos gerentes das agências dos Correios da REVEN-02/DR/PB
Autor(es): Oliveira, Ranulce Thayse Barboza de
Palavras-chave: Gestão pública
Qualidade de vida no trabalho
Modelo de Walton
Correios
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: A Nova Gestão Pública vem modificando a forma de prestação dos serviços considerados públicos. Trata-se da fusão de preceitos fundamentais da gestão privada e pública. A produtividade torna-se cada vez mais exigida nesse último. Há necessidade de profissionais saudáveis e motivados para alcançar níveis de produtividade satisfatórios. A Qualidade de Vida no Trabalho é uma das metas da administração contemporânea. Ela afeta diretamente a vida dos colaboradores e consequentemente os resultados nas organizações. As rápidas e significantes mudanças globais transformaram os postos de trabalho, aumentado o grau de exigência dos empregados. Em empresas cuja produtividade reflete no lucro, essa exigência é ainda maior. Para os gestores, além da pressão pelos resultados, há a necessidade de superar conflitos e manter a ordem entre seus subordinados. Tudo isso influencia o nível de satisfação no trabalho. O objetivo deste trabalho foi analisar o nível da Qualidade de Vida no Trabalho dos gerentes das Agências dos Correios da Região de Vendas 02 na Paraíba. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com base no Modelo de Walton, influenciado pelo princípio que o aumento da produtividade é resultado da elevação do empenho do empregado devido a satisfação das necessidades. Os resultados mostraram que a maioria está insatisfeita. Fatores como estresse e remuneração foram os motivos de maior insatisfação. Apesar disso, concluiu-se, que a empresa pode reverter a situação, desde que atenda às necessidades mais críticas de seus colaboradores, podendo alcançar, assim, o grau de excelência que tanto almeja dentro e fora da empresa.
Descrição: OLIVEIRA, Ranulce Thayse Barboza. A Lei de Responsabilidade Fiscal como instrumento de planejamento para administração pública. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6729
ISSN: CDD 658.314
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ranulce Thayse Barboza de Oliveira.pdfPDF - Ranulce Thayse Barboza de Oliveira337.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.