Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/673
Título: Genotipagem de microssatélite no gene TPO em pacientes com Hipotireoidismo Congênito
Autor(es): Melo, Alanne Rayssa da Silva
Palavras-chave: Hipotireoidismo
Hipotireoidismo Congênito
Endocrinologia
Pediatria
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: O Hipotireoidismo Congênito (HC) é um dos distúrbios endócrinos pediátricos mais comuns, ocorrendo em aproximadamente 1/3000-4000 nascimentos. Quando a população não dispõe de programas de detecção neonatal, o HC chega a constituir a causa mais comum de retardo mental prevenível. Esta síndrome é ocasionada pela deficiência ou ausência dos hormônios tireoideanos (HTs). O HC se encontra associado ao defeito na formação dos hormônios tireoideanos (disormonogênese) em 10 - 15% dos pacientes. Os outros 85% dos casos estão associados à problemas no desenvolvimento da glândula (disgenesia). A Tireoperoxidase (TPO) é uma enzima importante para a síntese dos hormônios da tireóide. Mutações inativadoras desse gene levam a defeitos de organificação de iodeto. Os microssatélites ou STRs são marcadores moleculares caracterizados por repetições em tandem de 1 a 6 nucleotídeos. O microssatélite HumTPO (AATG)n, está localizado no íntron 10 do gene TPO. O presente trabalho teve como objetivo analisar a interação entre o STR HumTPO e o Hipotireoidismo Congênito por disormonogênese através da verificação de possíveis alelos específicos em pacientes com HC, além de inferir sobre a variabilidade genética presente na população estudada. Também foi analisada a transmissão mendeliana do microssatélite nos casos familiares dos pacientes a fim de verificar se existem alelos específicos em cada família. A amostra é composta de 25 pacientes com HC por disormonogênese e 22 controles oriundos da 2ª macrorregião de saúde do estado da Paraíba. Os marcador foi analisado em gel desnaturante de poliacrilamida. Foram observados um total de sete alelos para o marcador HumTPO e heterozigosidade de 0,6875. Não foi encontrado diferença significativa entre as frequências alélicas de pacientes e controles. Os dados mostram que não existe relação entre a disormonogênese e os alelos do STR HumTPO. A população estudada se encontra em equilíbrio de Hardy-Weinberg e apresenta uma grande diversidade genética para o loco HumTPO em relação ao estado, região e país.
Descrição: MELO, A. R. da S. Genotipagem de microssatélite no gene TPO em pacientes com Hipotireoidismo Congênito. 2012. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/673
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alanne Rayssa da Silva Melo.pdfAlanne Rayssa da Silva Melo1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.