Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6731
Título: Avaliação do efeito in vitro do extrato hidroalcoólico de Anadenanthera colubrina (VELLOZO) Brenan frente à Candida albicans
Autor(es): Cunha, Vannuty Dorneles de Sena
Palavras-chave: Plantas medicinais
Angico
Candida
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: O angico, nome popular na região nordeste do Brasil da Anadenanthera colubrina (Vellozo) Brenan, é uma planta amplamente utilizada na medicina popular para o tratamento das afecções pulmonares e das vias respiratórias, coqueluche, bronquites, faringites e asma. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito in vitro do extrato hidroalcoólico de A. colubrina frente à Candida albicans, determinando a atividade antifúngica, a concentração inibitória mínima (CIM) e a cinética fúngica (curva de morte). Além disso foi realizado o screening fitoquímico para determinação do teor de polifenóis totais, flavonoides e taninos condensados. O extrato foi obtido por percolação e os testes laboratoriais para avaliação da atividade antifúngica e da determinação da CIM foram realizados pela técnica de microdiluição em caldo. Para determinação da viabilidade das cepas ensaiadas e, assim, avaliar o efeito do extrato sobre o crescimento fúngico, utilizou-se o método experimental da cinética fúngica. Os resultados demonstraram atividade antifúngica do extrato de A. colubrina frente a C. albicans, apresentando CIM de 1,0 mg/mL. Em relação ao crescimento fúngico, observou-se que o extrato apresentou melhor tempo de ação até 6 horas de incubação e a administração da dose de reforço no tempo 4 horas conseguiu reduzir gradativamente ainda mais o número de células viáveis, apresentando semelhança com comportamento fungistático observada pela redução do número de células viáveis em comparação ao controle de crescimento. O rastreio fitoquímico determinou o teor de polifenóis totais (53,18%), flavonoides (0,28%) e taninos condensados (8,73%). Dessa forma, evidencia-se a atividade antifúngica do extrato hidroalcoólico do angico, sendo promissor o isolamento e identificação de seus compostos bioativos.
Descrição: CUNHA, V. D. de S. Avaliação do efeito in vitro do extrato hidroalcoólico de Anadenanthera colubrina (VELLOZO) Brenan frente à Candida albicans. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6731
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vannuty Dorneles de Sena Cunha.pdfVannuty Dorneles de Sena Cunha1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.