Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6732
Título: Análise dos parâmetros cardiorrespiratórios em neonatos submetidos à Shantala
Autor(es): Leal, André Gustavo Marcolino
Palavras-chave: Fisioterapia respiratória
UTI Neonatal
Shantala
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) tem por função disponibilizar diversos tipos de cuidados para o neonato, integrando recursos que promovam a recuperação do organismo, porém, é também considerada como um ambiente facilitador de estímulos nociceptivos, portanto, se faz necessário um atendimento humanizado. Considerando como forma de humanização, o toque terapêutico através da Shantala, promove conforto para o neonato e influências diretas no sistema nervoso, alterando os processos bioquímicos do organismo. Objetivo: Analisar os parâmetros cardiorrespiratórios em neonatos submetidos à Shantala. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, analítico e intervencionista com abordagem quantitativa. Composto por 20 neonatos da UTIN de um Hospital Filantrópico da cidade de Campina Grande-PB, sendo selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Para coleta dos dados foi utilizada uma ficha de avaliação, que continha dados sociodemográficos, peri e pós-natais, e sinais vitais, sendo este último avaliado antes e após a cada intervenção da massagem Shantala. Para construção do banco de dados foi utilizado o programa Excel (2010), sendo os dados analisados através do programa estatístico SPSS 18. Para a análise descritiva das variáveis categóricas foram utilizados valores percentuais e de frequência relativa, e para as variáveis numéricas foram utilizados valores de média e desvio padrão. Com intuito de verificar a normalidade dos dados a serem comparados, foi realizado o teste de Kolmogorov-Smirnov (KS), sendo constatada distribuição normal para as variáveis FR, FC e SpO2. A Estatística Inferencial foi feita através do teste t-Student para amostras emparelhadas e do teste de Wilcoxon, sendo estabelecido intervalo de confiança igual a 95% (p<0,05). Resultados: Através dos resultados encontrados, observou-se uma maior população do sexo masculino (65%), e com maior prevalência de parto vaginal (60%). Referente ao motivo de admissão na UTI, à maioria dos neonatos (60%) apresentou o desconforto respiratório como distúrbio mais prevalente. Em relação aos parâmetros cardiorrespiratórios, observou-se ao final das sessões de massagem, aumento da frequência cardíaca, diminuição da frequência respiratória e um aumento na saturação de oxigênio, sendo os dois últimos estatisticamente significativos. Conclusões: Através da presente pesquisa pode-se observar que é possível reproduzir a aplicação da massagem em um ambiente de terapia intensiva e ainda assim alcançar resultados satisfatórios.
Descrição: LEAL, A. G. M. Análise dos parâmetros cardiorrespiratórios em neonatos submetidos à Shantala. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6732
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Gustavo Marcolino Leal.pdfAndré Gustavo Marcolino Leal468.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.