Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Mariana Dias da-
dc.date.accessioned2015-02-23T17:53:35Z-
dc.date.available2015-02-23T17:53:35Z-
dc.date.issued2015-02-23-
dc.identifier.otherCDD 541-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6735-
dc.descriptionSILVA, M. D. da. Abordagem histórica nos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA história da ciência na educação apresenta-se atualmente como uma tendência pedagógica de ensino que contribui para humanizar os conteúdos científicos em busca de manter uma relação com aspectos éticos, políticos e culturais na sociedade dos dias atuais, pois o conhecimento é fruto de uma construção histórica, que influencia na formação de cidadãos críticos, capazes de se posicionarem frente aos avanços da ciência. Neste sentido, é necessário analisar criticamente se os livros didáticos apresentam a história da ciência para a formação científica dos alunos, já que sendo ele um dos recursos mais utilizados no processo de ensinoaprendizagem, faz-se necessário que suas informações estejam articuladas com o contexto histórico afim de contribuir para que o estudante compreenda a origem dos conceitos científicos. Diante do exposto, este trabalho de pesquisa analisou como vem sendo abordada a história da ciência para o conteúdo de termoquímica, nos 5 livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD 2012. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para a análise dos capítulos de Termoquímica presentes nos livros didáticos, foram utilizados os critérios propostos por Santos e Teixeira (2009), onde a análise dos conteúdos foi dividida em três categorias: a primeira categoria refere-se a quantidade de conteúdo histórico, a segunda refere-se a maneira como estes tópicos foram abordados, e a terceira refere-se a qualidade das informações históricas apresentadas nos capítulos do livro. Os resultados apontam que a maioria dos livros não valorizam a história da ciência em relação ao ensino, reduzindo-a a nomes, datas e acontecimentos isolados, o que não atende aos objetivos propostos pelos documentos oficiais no contexto da Educação Básica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Thiago Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTermoquímicapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectHistória da Ciênciapt_BR
dc.titleAbordagem histórica nos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Dias da Silva.pdfMariana Dias da Silva2.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.