Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6735
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mariana Dias da | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-23T17:53:35Z | - |
dc.date.available | 2015-02-23T17:53:35Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 541 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6735 | - |
dc.description | SILVA, M. D. da. Abordagem histórica nos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A história da ciência na educação apresenta-se atualmente como uma tendência pedagógica de ensino que contribui para humanizar os conteúdos científicos em busca de manter uma relação com aspectos éticos, políticos e culturais na sociedade dos dias atuais, pois o conhecimento é fruto de uma construção histórica, que influencia na formação de cidadãos críticos, capazes de se posicionarem frente aos avanços da ciência. Neste sentido, é necessário analisar criticamente se os livros didáticos apresentam a história da ciência para a formação científica dos alunos, já que sendo ele um dos recursos mais utilizados no processo de ensinoaprendizagem, faz-se necessário que suas informações estejam articuladas com o contexto histórico afim de contribuir para que o estudante compreenda a origem dos conceitos científicos. Diante do exposto, este trabalho de pesquisa analisou como vem sendo abordada a história da ciência para o conteúdo de termoquímica, nos 5 livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD 2012. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para a análise dos capítulos de Termoquímica presentes nos livros didáticos, foram utilizados os critérios propostos por Santos e Teixeira (2009), onde a análise dos conteúdos foi dividida em três categorias: a primeira categoria refere-se a quantidade de conteúdo histórico, a segunda refere-se a maneira como estes tópicos foram abordados, e a terceira refere-se a qualidade das informações históricas apresentadas nos capítulos do livro. Os resultados apontam que a maioria dos livros não valorizam a história da ciência em relação ao ensino, reduzindo-a a nomes, datas e acontecimentos isolados, o que não atende aos objetivos propostos pelos documentos oficiais no contexto da Educação Básica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Thiago Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Termoquímica | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | História da Ciência | pt_BR |
dc.title | Abordagem histórica nos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mariana Dias da Silva.pdf | Mariana Dias da Silva | 2.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.