Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6736
Título: A importância do uso dos números decimais na vida cotidiana
Autor(es): Ferreira, Lucilene dos Santos
Palavras-chave: Números decimais
Cotidiano
Ensino de Matemática
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em estudar algumas situações cotidianas que envolvem o uso dos números decimais. Utilizamos como suportes teóricos: Brougére e Ulmann (2012), Gigante e Santos (2012), Nunes, Carraher e Schliemann (2011), Toledo e Toledo (1997) e dentre outros autores. Podemos caracterizar esta pesquisa como bibliográfica de cunho qualitativo, pois, nela consultamos livros, revistas, artigos, monografias e internet. Foi realizada uma investigação sobre a aprendizagem na vida cotidiana, e a matemática utilizada em nosso dia a dia, e apresentamos a relação da vida cotidiana com a matemática ensinada na escola. E também apresentamos um breve histórico do sistema de numeração decimal, e algumas dificuldades de aprendizagem. Foram selecionados dois livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental para observar como são abordados os números decimais, e selecionamos situações cotidianas que envolvem este assunto, constatamos neste estudo que a utilização dessas situações aplicadas em sala de aula aproxima os alunos da sua realidade tornando a sua participação mais ativa e consequentemente tornando melhor o aprendizado.
Descrição: LUCILENE, L. dos S. A importância do uso dos números decimais na vida cotidiana. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6736
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucilene dos Santos Ferreira.pdfLucilene dos Santos Ferreira2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.