Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6738
Título: A visão de professores do 3º ano de Matemática do Ensino Médio sobre a prova do ENEM
Autor(es): Rêgo, Luzia Severino do
Palavras-chave: Exame Nacional do Ensino Médio
Conteúdo matemático
Professor de Matemática
Ensino Médio
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação que foi criada pelo Ministério da Educação no ano de 1998, com o objetivo de avaliar os estudantes ao termino da educação básica. O presente trabalho tem o objetivo de verificar o conhecimento que os professores de matemática do Ensino Médio de escolas públicas tem sobre o ENEM e os conteúdos abordados nesta avaliação. Para obtermos informações sobre o exame realizamos pesquisas em monografias, sites, jornais, livros, documentos oficiais e revistas, e utilizamos alguns referenciais teóricos como Lima (2011), Relatórios pedagógicos (2001-2010), LDB (1996), PCNEMs (2000), Fazenda (2008), Maia e Carneiro (2000), dentre outros. De inicio procuramos conhecer mais detalhadamente o exame, como ele funciona e as modificações que foram ocorrendo ao longo do tempo. Depois realizamos uma breve abordagem sobre a importância do Ensino Médio que é a etapa final da educação básica, logo em seguida apresentamos algumas opiniões de professores sobre a prova do ENEM. Para a obtenção dos dados realizamos uma entrevista semiestruturada com professores em exercício no Ensino Médio para identificarmos até que ponto eles tem conhecimento sobre o ENEM e dos conteúdos matemáticos mais abordados nele, essas entrevistas foram gravadas e transcritas, e para concluir nosso trabalho fizemos uma análise sobre as respostas apresentadas pelos professores na entrevista tomando como base os documentos que regulamentam o ENEM, e percebemos que alguns professores tem um conhecimento aprofundado sobre o ENEM, outros têm um conhecimento superficial e há ainda aqueles que pouco conhece e que não procuram se atualizar.
Descrição: RÊGO, L. S. do. A visão de professores do 3º ano de Matemática do Ensino Médio sobre a prova do ENEM. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6738
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luzia Severino do Rêgo.pdfLuzia Severino do Rêgo493.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.