Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6746
Título: História da matemática no processo civilizador
Autor(es): Gomes, Danilo Wagner de Souza
Palavras-chave: História da matemática
Modelos matemáticos
Aspectos sociológicos
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: A matemática é uma das ciências basilares para o desenvolvimento da sociedade humana e uma de suas características enquanto ciência moderna é a sua capacidade de dialogar com várias outras áreas do conhecimento. Assim, este trabalho tem como objetivo principal mostrar a relação entre os modelos matemáticos existentes na história e os condicionantes sociológicos, filosóficos ou históricos a eles envolvidos para a constituição de paradigmas nas ciências naturais entre os séculos XVII e XVIII. Para isto, como base numa pesquisa de estudo bibliográfico pertinente ao tema, tomou-se o modelo de estudo do autor Norbert Elias, na sua obra “O Processo Civilizador”, a partir dos conceitos de figuração e interdependência, para demonstração do desenvolvimento e história da Matemática, principalmente nos países como a Alemanha, França e Inglaterra, países estes que foram o objeto de estudo para buscar definir o que viria a ser civilização, bem com onde se originou vários modelos matemáticos importantes para a atualidade. Os fatos elencados neste estudo trouxeram à tona os modelos matemáticos e suas relações com os contextos sociais de suas respectivas épocas, bem como suas motivações, muitas delas com origem na busca de modelos matemáticos que trouxessem luz aos diversos fenômenos da natureza e que auxiliassem na melhoria do bem estar humano.
Descrição: GOMES, Danilo Wagner de Souza. História da matemática no processo civilizador. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6746
ISSN: CDD 500.8
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danilo Wagner de Souza Gomes.pdfPDF - Danilo Wagner de Souza Gomes810.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.