Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6760
Título: Formação do tutor e o trabalho na EAD
Autor(es): Silva, Eduardo Souza da
Palavras-chave: EAD
Novas tecnologias
Formação do tutor
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: As novas tecnologias, em especial as que envolvem a interação, como as TICs, tiveram um grande e importante papel para o avanço e crescimento da Educação a Distância no Brasil, também conhecida como EaD. Para chegar ao contexto atual, muitos desafios foram enfrentados, assim também como muitos foram os suportes que deram sustentação a essa modalidade de ensino em nosso país. Diante desse cenário de constante crescimento, surge a preocupação com a formação que o tutor a distância recebe como requisito básico para assumir sua função e para lidar com suas atribuições diárias, que envolvem, além de muitas outras, interação e mediação, tendo como base de sustentação as plataformas virtuais ou, como é mais conhecido, o ambiente virtual de aprendizagem – o AVA. Este trabalho objetiva analisar a formação que os tutores recebem e o trabalho na EaD, tendo como aporte teórico, entre outros, Bernal (2008), Trenk (2014), Souza (2004) e Marchi (2011). Para a realização deste trabalho, foi necessário um contato com o sujeito que lida com a EaD, o tutor a distância, que mostrou, a parir de relatos de experiências, como se sente lidando com essa modalidade de ensino e como se reconhece enquanto tutor diante das necessidades de seus alunos. A partir desses relatos, constatou-se que o trabalho na EaD exige um comprometimento grande dos tutores. Além da criação de um elo entre seus conhecimentos de formação acadêmica e formação para exercer o cargo, ele deve agir em favor da interação, socialização e aprendizado dos seus alunos.
Descrição: SILVA, Eduardo Souza da. Formação do tutor e o trabalho na EAD. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6760
ISSN: CDD 374.4
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo Souza da Silva.pdfPDF - Eduardo Souza da Silva874.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.