Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6763
Título: Alfabetização de alunos da 11º Regional de Ensino da Paraíba: uma reflexão sobre a teoria e a prática
Autor(es): Silva, Pedrina Bezerra da
Palavras-chave: Sistema Educacional brasileiro
Alfabetização
Leitura e escrita
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo: refletir sobre a trajetória da educação escolar no Brasil e as reformas educacionais para o ensino fundamental, desde os anos 90 até 2013. Realizou-se estudo sobre as principais mudanças ocorridas no Sistema Educacional Brasileiro influenciadas pela promulgação da Constituição Federal vigente. Procurou-se compreender como ocorre o processo de leitura e escrita; e analisar o nível de leitura e escrita dos alunos de 1º ao 5º ano das escolas da rede estadual da 11ª Gerência Regional de Ensino (GRE). Verificando se é condizente com as metas estabelecidas pelo Ministério de Educação e Cultura. Pesquisa do tipo exploratória adotou o estudo bibliográfico e pesquisa documental como metodologia. A coleta de dados ocorreu com a utilização dos dados referentes ao nível de leitura e escrita inicial e final do ano letivo de 2013 das escolas: Delmiro Dantas; Adriano Feitosa; Iracema Marques, América Florentino, Gama e Melo; Antonia Diniz Maia e Monsenhor Sebastião Rabelo. Os resultados mostram que a universalização do ensino foi a principal mudança ocorrida no Sistema Educacional Brasileiro a partir da década de 1990. Promoveu importantes debates que culminaram com a elaboração de documentos como a Lei de Diretrizes e Bases LDB e os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN. Os níveis de leitura e escrita dos alunos mostram que muitos alunos chegam ao final do 3º ano do ensino fundamental I sem o domínio da leitura e da escrita contrariando o objetivo do Pacto Nacional da Idade Certa PNAIC.
Descrição: SILVA, Pedrina Bezerra da. Alfabetização de alunos da 11º Regional de Ensino da Paraíba: uma reflexão sobre a teoria e a prática. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6763
ISSN: CDD 370
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedrina Bezerra da Silva.pdfPDF - Pedrina Bezerra da Silva752.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.