Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Tássio Honorato de-
dc.date.accessioned2015-02-23T20:06:49Z-
dc.date.available2015-02-23T20:06:49Z-
dc.date.issued2015-02-23-
dc.identifier.otherCDD 540. 7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6766-
dc.descriptionALMEIDA, T. H. de. A utilização de blog e outras TIC's como ferramenta auxiliar no ensino de físico-química para alunos da graduação. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, a educação tem mostrado que precisa passar por uma reformulação para se desenvolver e melhorar o processo de ensino-aprendizagem, e uma das alternativas para tais mudanças é a aproximação das tecnologias na prática pedagógica do professor. Na Química não é diferente, pois esta ciência necessita que haja um bom entendimento de conceitos de outras áreas, como a Física e a Matemática, para que os conteúdos sejam bem assimilados pelos estudantes. Como o tempo de aula é curto, os professores não conseguem revisar estes conceitos, fazendo com que os alunos busquem por meios alternativos objetivando sanar suas dúvidas. Neste contexto surge a tecnologia, que oferece seus recursos através da internet, como vídeoaulas, Blogs, softwares, entre outros. Com base nestas tecnologias, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas aulas de físico-química, bem como contribuições elas trariam para os estudantes de graduação em Licenciatura em Química e Química industrial. Pra isso, foi criado um Blog para armazenar as vídeoaulas produzidas sobre determinados conteúdos e resolução de exercícios, além de divulgações e outras aulas produzidas por terceiros e este foi apresentado aos alunos de físico-química II do turno noturno, na uepb, Campina Grande, PB. Em seguida, foram publicadas algumas vídeoaulas e outros materiais, aplicado um questionário sobre esta tecnologia e suas funcionalidades e análise dos resultados obtidos através deste questionário. Após a avaliação, um segundo questionário foi aplicado com o objetivo de conhecer as contribuições do Blog para esta avaliação e uma nova analise de dados foi realizada. De acordo com os resultados obtidos, 55% dos alunos acham que os conteúdos disponibilizados no Blog foram considerados bons, 65% gostaram do Blog como recurso auxiliar nos seus estudos e 63% acharam que o nível de aprendizado seria maior caso este recurso tivesse sido utilizado por mais tempo. Todos os envolvidos na pesquisa acessaram o Blog e consideraram como positiva a utilização deste recurso nas aulas de físico-química.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Carlos Alberto Bispo de Sousapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectFísico-químicapt_BR
dc.subjectNovas tecnologias na educaçãopt_BR
dc.titleA utilização de blog e outras TIC's como ferramenta auxiliar no ensino de físico-química para alunos da graduaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tássio Honorato de Almeida.pdfTássio Honorato de Almeida858.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.