Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6769
Título: Avaliação da hemoglobina glicada em pacientes diabéticos como prevenção da insuficiência renal crônica
Autor(es): Leite, Maria Socorro Lira
Palavras-chave: Insuficiência renal
Diabetes
Hemoglobina glicada
Controle de glicemia
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: Uma das formas de estagnar eventuais progressões da Diabetes, tais como a insuficiência renal crônica, se encontra em controlar seus valores glicêmicos, sendo a hemoglobina glicada importante parâmetro bioquímico de avaliação da glicemia do paciente. O estudo foi feito a partir de análise de prontuários de 404 pacientes durante período de um ano, onde dados bioquímicos de glicemia jejum, glicemia média, hemoglobina glicada, ureia, creatinina e microalbuminúria foram avaliados, considerando dano renal a partir dos valores de referência segundo a American Diabetes Association (ADA) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Foi verificado que os dados bioquímicos de controle glicêmico tiveram na maioria dos pacientes valores normais, enquanto valores da avaliação renal tiveram em sua maioria alterada, indicando que não há benefício em iniciar tratamento intensivo da glicemia em meio à evolução para a prevenção da doença renal. Acredita-se que a monitorização é um importante aliado para determinar o início e severidade da progressão da disfunção renal.
Descrição: LEITE, M. S. L. Avaliação da hemoglobina glicada em pacientes diabéticos como prevenção da insuficiência renal crônica. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6769
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Socorro Lira Leite.pdfMaria Socorro Lira Leite1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.