Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6771
Título: Modelos moleculares no ensino de geometria molecular: Uma reflexão do uso e de concepções
Autor(es): Silva, Welligton Aguiar Andrade
Palavras-chave: Geometria molecular
Ensino de Química
Modelo molecular
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: Existem diversos recursos didáticos para o ensino de ciências, em particular, na Química destacam-se os modelos moleculares que são utilizados para representar, estudar, e explicar as estruturas constituintes da matéria chamadas de moléculas. Este trabalho trata da utilização de modelos moleculares no ensino das formas geométrica das moléculas, do conteúdo geometria molecular, da educação básica. O objeto de estudo deste trabalho de pesquisa foi descrever como está sendo ministrada a utilização de modelos moleculares, para explicar às principais formas geométricas estudadas em aulas do conteúdo geometria molecular, no ensino público de Química da educação básica. Justifica-se este estudo por: razão de ordem prática que será apresentar informações que poderão auxiliar na elaboração de “projetos de aulas mais eficientes” para o ensino do conteúdo geometria molecular; e razão de ordem teórica que será demonstrar a importância do uso de modelos moleculares para o estudo das formas geométricas moleculares, estudadas no conteúdo geometria molecular. O objetivo geral foi reunir, documentar e apresentar informações que poderão auxiliar no desenvolvimento de novas, e mais eficientes, metodologias educativas para o ensino das formas geométricas molecular, do conteúdo geometria molecular. A metodologia abordada utilizou uma pesquisa do tipo estudo de caso, descritivo e qualitativo. Os resultados descreveram a forma de abordagem dos modelos moleculares no ensino das formas geométricas das estruturas moleculares. As conclusões revelaram que o objetivo geral da investigação foi alcançado.
Descrição: SILVA, W. A. A. Modelos moleculares no ensino de geometria molecular: Uma reflexão do uso e de concepções. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6771
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Welligton Aguiar Andrade Silva.pdfWelligton Aguiar Andrade Silva1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.